Base deve apresentar pedido de criação de CPI para investigar Metrô de SP — Rádio Senado

Base deve apresentar pedido de criação de CPI para investigar Metrô de SP

LOC: A BASE ALIADA APRESENTA HOJE PEDIDO DE CRIAÇÃO DA CPI MISTA PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO METRÔ DE SÃO PAULO. 

LOC: NA MESMA SESSÃO, O PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL VAI DECIDIR SOBRE A CPI MISTA DA PETROBRAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera receber nesta noite a indicação dos 33 integrantes da CPI Mista da Petrobras. Ele antecipou que responderá na mesma sessão os questionamentos a apresentados pelos partidos sobre a comissão para que as investigações das denúncias de superfaturamento e de pagamento de propina na Petrobras tenham início na próxima semana. Renan Calheiros reafirmou que não é dele a decisão sobre qual CPI será instalada, se a exclusiva do Senado, ou a Mista, com a participação dos deputados. Renan Calheiros ressaltou que o importante é o Congresso Nacional ter uma CPI. 

(Renan) Mesmo quando as coisas são investigadas pelos canais normais, a CPI ajuda porque ela é sempre uma investigação sob a ótica do Legislativo, que representa a população. Isso é muito bom para a democracia. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, vai entregar o pedido de criação da CPI Mista do Metro de São Paulo para investigar denúncias de cartel. Ele negou manobra ou disputa política com essa comissão. 

(H.Costa) Tentamos fazer essa investigação na própria CPI da Petrobras. O Supremo não aceitou que a CPI fosse ampla. Então, vamos fazer a investigação porque é necessário que ela seja feita. 

REPÓRTER: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, afirmou que o partido só vai apoiar a CPI Mista do Metrô de São Paulo caso sejam incluídas suspeitas de irregularidades em outros estados. 

(Aloysio) Você tem denúncias de cartel em Porto Alegre, em Belo Horizonte, no Distrito Federal e também no Recife. Queremos que haja investigação de tudo. Por que só São Paulo?  

REPÓRTER: A sessão do Congresso Nacional foi antecipada para esta quarta-feira a fim de uma decisão rápida sobre a instalação da CPI da Petrobras.
07/05/2014, 01h55 - ATUALIZADO EM 07/05/2014, 01h55
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00