Bancos Postais serão mantidos até janeiro de 2018 — Rádio Senado
Comissões

Bancos Postais serão mantidos até janeiro de 2018

Os bancos postais não serão fechados neste dia 11 de outubro, como previsto, e vão funcionar até janeiro de 2018. A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR), senadora Fátima Bezerra (PT – RN), comemorou, mas defendeu que o serviço seja permanente.

11/10/2017, 13h26 - ATUALIZADO EM 11/10/2017, 15h56
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 6 itens. Na pauta, o PLC 147/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias.
 
Em pronunciamento, á mesa, presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: OS BANCOS POSTAIS NÃO SERÃO FECHADOS NESTE DIA 11 DE OUTUBRO, COMO PREVISTO, E VÃO FUNCIONAR ATÉ JANEIRO DE 2018. LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SENADORA FÁTIMA BEZERRA, DO PT DO RIO GRANDE DO NORTE, COMEMOROU, MAS DEFENDEU QUE O SERVIÇO SEJA PERMANENTE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: TÉC.: Os Correios decidiram fechar as quase duas mil agências de bancos postais, pois a empresa não tem como arcar com os custos de segurança. A data marcada era 11 de outubro de 2017, mas os Correios e o Banco do Brasil firmaram acordo para manter o serviço até janeiro de 2018. E o banco vai custear os serviços de vigilância. Esse acordo teve origem em debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com os diretores dos Correios e do Banco do Brasil, ressaltou a presidente da Comissão, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte. A senadora observou que o fechamento dos bancos postais prejudicaria a população, a economia e a geração de emprego, especialmente da categoria dos vigilantes. (Fátima) “Isso iria prejudicar a vida de cerca de 70 milhões de pessoas que tiveram a inclusão bancária com a instalação, exatamente, dos Bancos Postais. Os Bancos Postais, ao assegurarem os serviços bancários básicos, movimentam a economia dos pequenos municípios”. (Rep): Agora, a senadora quer realizar outra audiência, ainda em 2017, com os presidentes das duas instituições para garantir o funcionamento permanente dos Bancos Postais. Os Bancos Postais oferecem os serviços de abertura de conta corrente de pessoas e empresas, cartão de crédito, empréstimos, pagamento de salários, de títulos e convênios e de benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social. A data da audiência para discutir o funcionamento permanente dos bancos postais será definida pela comissão.

Ao vivo
00:0000:00