Banco Mundial quer participar do debate do anteprojeto do novo Código — Rádio Senado

Banco Mundial quer participar do debate do anteprojeto do novo Código

LOC: O BANCO MUNDIAL QUER PARTICIPAR DO DEBATE DO ANTEPROJETO QUE ATUALIZA O CÓDIGO COMERCIAL BRASILEIRO. 

LOC: A COMISSÃO DE JURISTAS VAI PEDIR AO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, QUE ENVIE À INSTITUIÇÃO UM PEDIDO FORMAL DE CONTRIBUIÇÃO. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) O Brasil precisa de uma ampla reforma no Código Comercial, pois a regulação do setor é deficiente e não condiz com a posição econômica que o país ocupa no mundo. A observação foi feita por participantes da reunião do Banco Mundial, realizada em 25 de outubro, em Boston. O professor e integrante da comissão que elabora o anteprojeto de Código Comercial, Marcelo Guedes Nunes, participou do encontro e informou que houve interesse no caso brasileiro, especialmente em temas como a simplificação da sociedade limitada e o aperfeiçoamento nas regras de responsabilização de administradores. 

(Marcelo Guedes Nunes) Eles se manifestaram vivamente interessados, da maneira que fosse conveniente, contribuir com o debate, eles acham que a reforma é necessária, eles estão ali pra isso, têm recomendações, têm experiência com outros países e querem, de alguma maneira, não só acompanhar, mas participar. 

(Repórter) Na opinião de Marcelo Nunes, o Brasil vinha crescendo em razão do mérito do empresariado brasileiro. Porém, há um consenso de que o período de crescimento econômico do Brasil se esgotou. Para o jurista, agora, é preciso iniciar um novo ciclo de reformas, que deve contar mais com a contribuição dos juristas e dos legisladores. 

(Marcelo Guedes Nunes) Talvez, agora, tenha chegado o momento da gente dar uma contribuição mais importante, porque, de fato, aquilo que sustentava o nosso crescimento aí nos últimos 15 ou 20 anos, acabou. 

(Repórter) Os juristas da comissão também analisaram sugestões ao anteprojeto enviadas por entidades. O trabalho da comissão de jurista acaba com a apresentação do relatório final, prevista para o dia 19 deste mês. No entanto, os integrantes da comissão querem continuar acompanhando o projeto de lei que vai ser discutido pelos parlamentares. Para isso, uma comissão de acompanhamento poderá ser criada.
04/11/2013, 06h45 - ATUALIZADO EM 04/11/2013, 06h45
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00