Bancadas começam a definir líderes partidários — Rádio Senado
Representantividade

Bancadas começam a definir líderes partidários

Bancadas dos 16 partidos políticos com representação no Senado definem os nomes dos líderes partidários. Eduardo Braga (AM) e Otto Alencar (BA) são os líderes das duas maiores bancadas: MDB – 13 senadores – e PSD – 10 senadores –, respectivamente. Entre as funções do líder partidário está, por exemplo, a indicação de colegas de bancada para compor as Comissões do Senado, CPIs e Comissões Mistas que analisam Medidas Provisórias. Os líderes também participam das reuniões com o presidente do Senado para a definição da pauta de votações do Plenário.

05/02/2019, 16h45 - ATUALIZADO EM 05/02/2019, 18h13
Duração de áudio: 01:48
Plenário do Senado durante segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para 56ª Legislatura.

Com os votos de 42 senadores, Davi Alcolumbre (DEM-AP) é eleito eleito presidente do Senado Federal para os anos de 2019 e 2020. 

Mesa:
senador Marcos do Val (PPS-ES); 
senador Sérgio Petecão (PSD-AC); 
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 
senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: BANCADAS DOS 16 PARTIDOS COM REPRESENTAÇÃO NO SENADO FEDERAL DEFINEM OS NOMES DOS LÍDERES. LOC: ENTRE AS FUNÇÕES DO LÍDER PARTIDÁRIO ESTÁ, POR EXEMPLO, A INDICAÇÃO DE COLEGAS DE BANCADA PARA COMPOR COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO, CPIs E COMISSÕES MISTAS QUE ANALISAM MEDIDAS PROVISÓRIAS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: A maior bancada do Senado, o MDB, com 13 senadores, escolheu o senador Eduardo Braga, do Amazonas, para a liderança do partido. Já o senador Otto Alencar, da Bahia, é o líder do PSD, a segunda maior bancada, com dez senadores. Otto disse que vai defender a aprovação de uma reforma tributária: (OTTO ALENCAR – 9’’): De alguma forma reduzir essa burocracia que é recolher e pagar imposto. Alguns pontos da pauta econômica eu concordo. Outros, vou discutir, discordar, mas é pelo bem do Brasil, né? (MAURÍCIO): O novo líder do Democratas, Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais, disse que os seis senadores do partido sabem da necessidade das reformas, como a da Previdência, mas devem manter autonomia em relação ao governo: (RODRIGO PACHECO): É importante ter esse bom senso neste momento, mas também estabelecer a independência do Congresso Nacional. Nós temos que ser um poder independente, respeitado e para isso nós temos que resguardar a nossa autonomia. (MAURÍCIO): E o senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, líder da Rede Sustentabilidade, avisou que os três senadores da legenda vão brigar para que as mudanças na Previdência não prejudiquem os mais pobres: (RANDOLFE RODRIGUES): Não pode ser uma reforma da previdência somente em benefício dos ricos. Uma reforma da previdência que seja equitativa e que não penalize os mais fracos, os mais pobres e que atenda a todos. (MAURÍCIO) O líder do PSL, Major Olímpio, de São Paulo, afirmou que trabalha no sentido de formar uma ampla maioria no Senado para aprovar as propostas do presidente Jair Bolsonaro: (MAJOR OLIMPIO): Eu sou o líder do PSL. Vou tentar envidar todos os esforços, mas os princípios e os ideais em relação às pautas que serão colocadas será o mesmo. (MAURÍCIO): O líder do PT é o senador Humberto Costa, de Pernambuco. O Podemos tem como líder o senador Álvaro Dias, do Paraná. E o Progressistas, a senadora Daniella Ribeiro, da Paraíba. A lista completa dos líderes partidários pode ser consultada na página do Senado na internet. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00