Azeredo pede que Lula interceda na crise entre Colômbia e Venezuela — Rádio Senado

Azeredo pede que Lula interceda na crise entre Colômbia e Venezuela

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO, EDUARDO AZEREDO, QUER QUE O PRESIDENTE LULA INTERCEDA NA RETOMADA DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE A COLÔMBIA E A VENEZUELA.

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA O PRESIDENTE HUGO CHAVEZ ANUNCIOU O ROMPIMENTO COM O PAÍS VIZINHO, APÓS A COLÔMBIA ACUSAR A VENEZUELA DE DAR ABRIGO A GUERRILHEIROS DAS FARC. 

Durante sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos, o embaixador colombiano apresentou fotos e vídeos que, segundo ele, provariam que pelo menos 87 acampamentos de guerrilheiros estariam instalados no território da Venezuela. Não é a primeira vez que o governo de Álvaro Uribe acusa Hugo Chávez de dar respaldo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Em resposta, Chávez taxou o presidente colombiano de mentiroso, e disse que, por dignidade, seu país não tinha outra escolha a não se romper relações diplomáticas com o vizinho. Para o senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, a atitude justifica a preocupação mostrada por vários parlamentares durante a votação do ingresso da Venezuela no MERCOSUL, que acabou sendo aprovado pelo Brasil. (EDUARDO AZEREDO) é preocupante sim, mas não é uma total surpresa. O presidente Hugo Chávez vem numa escalada nessa linha de colocar a sua posição pessoal e desconhecer essa questão que é um fato, ou seja, que existe um movimento terrorista na Colômbia, é um movimento que não é contra determinado governo, é contra governos organizados democraticamente, de maneira que essa decisão do Chávez preocupa sim e mostra que nós estávamos certos realmente quando discutimos tanto a possível entrada da Venezuela no Mercosul. (Celso) Azeredo defendeu que o presidente Lula use sua influência junto a Hugo Chávez para intermediar diplomaticamente o conflito. (EDUARDO AZEREDO) sempre se disse que a ligação do presidente Lula com o presidente Chávez poderia influenciar o presidente Chávez para garantir a sua permanência no regime democrático. E evidentemente romper relações com um país vizinho, dois países da magnitude que têm os dois, em cima de uma questão ligada a narcotráfico, a terrorismo, é um assunto que preocupa muito. Eu acho que o presidente Lula está na obrigação de usar a sua amizade para tentar manter a paz entre os dois países e não prejudicar os terceiros. (Celso) Ainda nesta quinta-feira, o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, informou que o presidente Lula ligou para os presidentes da Colômbia e da Venezuela para conversar sobre o conflito entre os dois países.
22/07/2010, 06h19 - ATUALIZADO EM 22/07/2010, 06h19
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00