Prevenção de suicídio deve incluir restrição ao uso de armas e pesticidas — Rádio Senado
Audiência pública na CDH

Prevenção de suicídio deve incluir restrição ao uso de armas e pesticidas

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) discutiu, nesta segunda-feira (3), o aumento no número de casos de suicídio no Brasil e quais políticas públicas são necessárias para combater esse quadro. A cada 40 segundos um suicídio acontece no mundo, totalizando 800 mil casos. No Brasil, são 32 suicídios por dia, sendo a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A restrição ao uso de meios tais como pesticidas, armas de fogo e medicamentos por pessoas em situação de risco foi defendida pelo Ministério da Saúde. Se você conhece alguém que esteja em situação de risco, pode buscar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Emergência do Samu, pronto socorro e hospitais. Outra forma de apoio é o Centro de Valorização da Vida que atende gratuitamente pelo número 188 ou no endereço www.cvv.org.br.

03/09/2018, 20h04 - ATUALIZADO EM 04/09/2018, 13h55
Duração de áudio: 02:18
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para debater sobre: "O aumento do número de suicídios, suas causas e quais ações de políticas públicas são necessárias para combater esse quadro". 

Mesa: 
conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rosane Lorena Granzotto;
assistente social, fundadora e coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes (Cria), membro do Grupo Vida Que Segue, de pais enlutados por suicídio, Francimélia Nogueira;
presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI);
assessora técnica do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Atenção em Saúde do Ministério da Saúde, Cinthia Lociks de Araújo - em pronunciamento.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU, NESTA SEGUNDA-FEIRA, O AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS DE SUICÍDIOS E QUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA COMBATER ESSE QUADRO. LOC: PARA OS CONVIDADOS, FALAR SOBRE O ASSUNTO SEM JULGAR E CONSCIENTIZAR É UMA DAS FORMAS EFICAZES DE COMBATE. REPÓRTER LAÍSA LOPES TÉC: Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada 40 segundos um suicídio acontece no mundo, totalizando 800 mil casos. No Brasil, são 32 suicídios por dia. Esta já é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Ainda segundo o órgão, em 2011, cerca de 10.500 pessoas tiraram a própria vida e, em 2015, esse número subiu para quase 12 mil casos. Durante a reunião, a representante do Ministério da Saúde Cinthia Lociks de Araújo disse que o órgão promove capacitação de profissionais, oficinas e criação de incentivo financeiro a projetos locais de combate ao suicídio. Para ela, ainda é preciso restringir o acesso a meios geralmente usados por pessoas em situação de risco. (Cinthia) A restrição do acesso a meios mais o controle de vários meios então medicamentos, pesticidas né, controle de armas, são ações que tem alguns maiores potenciais de impacto na redução do suicídio. (Repórter) O Ministério da Saúde divulgou que, em 2011, cerca de 3 mil pessoas tentaram tirar a própria vida. E, em 2017, esse número subiu para quase 20 mil tentativas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada dez suicídios poderiam ser evitados. A voluntária do Centro de Valorização da Vida, Leila Herédia, destaca que tratamentos específicos a cada indivíduo podem impedir a ação. (Leila) A pessoa que tem depressão às vezes é sorridente. Mas ela por dentro ela está em frangalhos, ela está desabando, mas é o mecanismo de defesa que ela se apresenta ali. Cada ser sente de uma forma, não existe uma fórmula mágica, não dá para gente falar é assim ou daquele jeito. O assunto é complexo e a gente não pode tratar de uma forma simplista, porque as pessoas estão morrendo aí a todo o momento. (Repórter) Se você conhece alguém que esteja em situação de risco, pode buscar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Emergência do Samu, pronto socorro e hospitais. Outra forma de apoio é o Centro de Valorização da Vida que atende gratuitamente pelo número 188 ou no endereço www.cvv.org.br. Com supervisão de Tiago Medeiros, da rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00