Aumento das queimadas no Pantanal reacende críticas a ações do governo federal — Rádio Senado
Meio Ambiente

Aumento das queimadas no Pantanal reacende críticas a ações do governo federal

Instituto Nacional de Pesquisa Espacial divulgou dados que revelam novo recorde de queimadas no país, desta vez na região do Pantanal. Senadores criticaram a postura do governo federal diante dos desastres naturais no país, pedindo mais ações preventivas e a saída do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

28/07/2020, 16h02 - ATUALIZADO EM 29/07/2020, 10h57
Duração de áudio: 02:08
Vegetação do Pantanal sendo consumida pelo fogo. A imagem mostra vegetação ainda verde e as labaredas de fogo avançando, jogando no ar uma imensa coluna de fumaça cinza/amarelada.
semagro.ms.gov.br

Transcrição
LOC: INPE DIVULGA DADOS QUE MOSTRAM RECORDE DE QUEIMADAS NA REGIÃO DO PANTANAL NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. LOC: VOLUME DE CHUVAS 50% ABAIXO DO NORMAL PARA A ESTAÇÃO TAMBÉM AJUDOU A ELEVAR O ESTADO DE ALERTA NO BIOMA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: Depois do registro de números recordes de queimada na Amazônia, agora o foco segue para outro bioma brasileiro, o pantanal. Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial revelam um aumento de 530% nos incêndios na região, em relação ao mesmo período do ano passado, e o registro de mais de 3 mil focos de calor somente em 2020, alcançando o maior índice dos últimos 22 anos. A divulgação do levantamento reacendeu a polêmica em torno da postura do governo diante dos desastres ambientais. O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, critica a falta de ações preventivas e pede a saída do ministro da pasta, Ricardo Salles. (FABIANO) Tudo isso não é surpresa alguma, antes mesmo do atual presidente assumir o comando do país, ele sinalizou que extinguiria o ministério do meio ambiente. Por pressão política e social não o fez, mas esse seu projeto segue em curso na prática, ou seja, infelizmente estamos presenciando um verdadeiro desmonte do Ministério do Meio Ambiente. Rep: Já o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, defende o ministro e as atitudes do Executivo em relação à proteção da natureza. (CHICO) Há colegas que criticam tanto a ação do Ministro do Meio Ambiente! E ali está um técnico absolutamente preparado para exercer o seu papel de Ministro de Estado do Meio Ambiente. É incompreendido por muitos, mas de uma capacidade de gerenciamento invejável. Eu tenho certeza de que esse trabalho que vem sendo conduzido é um trabalho para preservar, na verdade, o nosso meio ambiente, sem prejudicar a população humana. Rep: O Governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência ambiental por 180 dias no Pantanal, suspendendo autorizações de queimadas controladas na área. Antes disso, o Governo Federal também já havia decretado a proibição em todo o país por 120 dias, para tentar conter os danos ambientais e proteger a saúde da população. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00