Audiência pública discute precariedade do serviço de energia elétrica em Goiás — Rádio Senado
Comissões

Audiência pública discute precariedade do serviço de energia elétrica em Goiás

Audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) discutiu nesta quarta-feira (4) a má qualidade do serviço prestado pela Enel no estado de Goiás. Constantes quedas no fornecimento de energia são registradas no estado desde 2017, quando a empresa assumiu o controle do serviço. O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) declarou que a empresa não deve apenas apresentar números de investimentos, mas precisa solucionar o problema em definitivo.

04/03/2020, 17h20 - ATUALIZADO EM 04/03/2020, 17h20
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa para tratar sobre a má qualidade da prestação de serviços pela Enel aos consumidores de energia no Estado de Goiás.

Mesa:
governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado;
presidente eventual da CI, senador Luiz do Carmo (MDB-GO);
diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA A PRECARIEDADE DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO DE GOIÁS. LOC: REPRESENTANTES DA ENEL FALARAM SOBRE OS INVESTIMENTOS FEITOS PARA A MELHORIA DO SERVIÇO. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: O serviço de fornecimento de energia elétrica feito pela empresa Enel no estado de Goiás é alvo de críticas de produtores rurais e comerciantes, desde o início de suas atividades, em 2017. Constantemente são relatadas quedas na energia e apenas este ano já foram registradas 133 mil reclamações. A Enel chegou a ser multada pela Agência Goiana de Regulação em 62 milhões de reais, pela má qualidade do serviço prestado. O assunto foi discutido em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado. O diretor de Infraestrutura da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, pontuou investimentos feitos pela empresa para melhorar a distribuição de energia no estado: (Sonora Guilherme) “Em 2017 a 2019 foram 6 novas subestações e 43 ampliações e modernização, como eu disse são investimentos de estruturais de longo prazo por isso a partir de 2020 começa a entrar também número maior de melhorias a gente consegue ver a quantidade de pontos amarelos que são substâncias que vão ser entregues em 2020 quase 2 milhões de clientes vão ser beneficiados com esses investimentos” (Rep) O senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, enfatizou que a empresa precisa solucionar o problema e não apenas apresentar dados de investimentos: (Sonora Luiz) “Vocês falam que resolveu, fala bonito ali, mas o problema existe, vocês tem que admitir que existe o problema e resolver ele, eu não sei como, eu não sou gestor da empresa de vocês. Goiás não pode sofrer do jeito que tá sofrendo, várias indústrias que não vai para Goiás, porque não tem energia, mas o que interessa é no final o resultado é quem não fique sem energia” (Rep) O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que declarou anteriormente que a Enel deveria ser substituída, destacou que a retomada do crescimento de Goiás depende da resolução do problema da energia: (Sonora Ronaldo) ‘Não interessa a empresa que vai estar em Goiás, eu quero saber se ela fornece energia elétrica. Saber de que maneira nós podemos ter uma empresa que realmente dê a nós a perspectiva de nós saímos deste ponto de bloqueio de crescimento do Estado de Goiás” (Rep) Além da má qualidade do serviço, o preço da energia no estado aumentou 27%, desde que a Enel assumiu o controle. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00