Audiência na Comissão de Agricultura debate importância dos agentes polinizadores para produção agrícola — Rádio Senado
Comissões

Audiência na Comissão de Agricultura debate importância dos agentes polinizadores para produção agrícola

O papel dos insetos e outros animais polinizadores, como abelhas, beija-flores e morcegos para a agricultura foi tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Os cientistas que participaram da audiência pública alertaram para o risco de desaparecimento desses agentes polinizadores, que contribuem para o aumento da produção agrícola, sem a necessidade do aumento da área plantada. Para o senador Lasier Martins (PSD-RS), o desaparecimento dos polinizadores compromete a segurança alimentar. A Reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

20/03/2018, 15h46 - ATUALIZADO EM 20/03/2018, 15h46
Duração de áudio: 02:18
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência interativa para debater a importância dos insetos polinizadores para a agropecuária e os estudos recentes sobre o tema.

Mesa:
presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Soares de Aragão Brito;
analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Karina de Oliveira Cham;
presidente em exercício da CRA, senador Lasier Martins (PSD-RS);
diretora executiva da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L. H.A.), Ana Lucia Delgado Assad;
coordenadora do Colmeia Viva, Paula Arigoni.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DESAPARECIMENTO DE ABELHAS E OUTROS AGENTES POLINIZADORES PODE COMPROMETER A SEGURANÇA ALIMENTAR. LOC: O ALERTA FOI DADO POR PESQUISADORES QUE PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: TÉC: Cerca de 70% dos produtos agrícolas consumidos na alimentação dependem da ação de insetos, aves e outros animais que levam o pólen de uma flor para outra. Mas esses agentes estão desaparecendo, como alertou o pesquisador da Universidade de Brasília Bráulio Dias. (Bráulio Dias) “Não é só a abelha melífera, a abelha Europa. Existem outros polinizadores: mariposas, morcegos, beija-flores, besouros, etc. Então, é um problema geral. A consequências desse desaparecimento de polinizadores é séria porque isso afeta a sustentabilidade da agricultura”. (Rep): Entre as culturas dependentes da polinização estão maracujá, café, melão, maçã, tomate, entre muitas outras, explicou o pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Breno Freitas. Ele ainda ressaltou uma pesquisa que apontou aumento de 18% na produtividade de soja pela utilização de polinizadores. (Breno Freitas) “E o mais importante é que para atingir esses números de produtividade, com a produção normal, se teria que desmatar de 12 a 18,7 milhões de hectares. Então esse é o exemplo típico de como o polinizador pode ajudar”. (Rep): O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Brito, defendeu parcerias com criadores de abelhas, bem como a implantação de políticas públicas que incluam métodos sustentáveis para o aumento da produção agrícola. Para ele, os polinizadores estão desaparecendo por causa dos agrotóxicos usados na agricultura. (José Brito) “Não tenhamos dúvidas – e aqui eu quero ser prático: veneno! O desaparecimento da abelha, por mais que queiram justificar, o princípio primordial são os agroquímicos”. (Rep): Na avaliação do senador Lasier Martins, do PSD gaúcho, que pediu o debate, a extinção dos insetos e animais polinizadores pode comprometer a segurança alimentar. (Lasier Martins) “O assunto polinização é muito mais importante do que se poderia imaginar. Porque isso diz respeito a alimentos. E sem alimentos nós não vivemos”. (Rep): Participaram ainda da audiência pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, da Embrapa e do Ibama. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00