Mercosul

Atraso na nomeação dos delegados argentinos no Parlasul gera impasse

02:02Atraso na nomeação dos delegados argentinos no Parlasul gera impasse

Transcrição LOC: REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLASUL QUESTIONA ATRASO NA ELEIÇÃO DE INTEGRANTES DA DELEGAÇÃO ARGENTINA. LOC: O MANDATO VENCEU NO FINAL DO ANO PASSADO E ATÉ AGORA OS NOVOS DELEGADOS ARGENTINOS NO PARLAMENTO DO MERCOSUL NÃO FORAM DEFINIDOS. REPÓRTER REGINA PINHEIRO. TÉC: Em sua primeira reunião do ano, os parlamentares da Representação Brasileira no Parlasul demonstraram preocupação quanto à indefinição dos novos delegados argentinos no Parlamento do Mercosul. O Presidente da Representação Brasileira no Mercosul Senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul explica que, por decisão do Executivo argentino não foram convocadas eleições para o período 2019-2023. Nelsinho solicitou ao Presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, Sergio Massa, uma definição sobre os Parlamentares argentinos do Parlasul, para que as reuniões deliberativas possam ser retomadas. (Trad_Parlasul) ”Segundo informou o presidente da honrosa Câmara dos Deputados da República Argentina, Deputado Sérgio Massa, o impasse se deve a uma decisão política incorreta na convocação anterior ao processo eleitoral. Nós estamos aguardando essa solução, porque o Parlasul precisa disso para dar sequência aos seus trabalhos. É um apelo que fazemos, porque já deixamos de realizar duas reuniões: uma em fevereiro, uma no mês de março”. (Rep) O Deputado Celso Russomano, do Republicanos de São Paulo, avisou que o prazo limite para a regularização da situação argentina é o dia 30 de março. (Russomano_Parlasul) ”Na verdade, o que a mesa diretora aprovou foi a manutenção dessa situação até o dia 30 de março. Em, não resolvendo até o dia 30 de março, como eu estou na condição de Vice-Presidente, assinando administrativamente pelo Parlamento eu vou convocar, a delegação brasileira vai convocar sim, a reunião de Plenária.” (Rep) Durante a reunião também foi aprovado requerimento de audiência pública para debater o roaming internacional e o acordo de Sede entre a Argentina e o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná. O documento define a instalação de escritórios do comitê no território argentino. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro.

A Representação Brasileira no Parlasul questionou o atraso na eleição de integrantes da delegação Argentina. O mandato venceu no final do ano passado e até agora os novos delegados argentinos no parlamento do Mercosul não foram definidos. Repórter Regina Pinheiro.

TÓPICOS:
Argentina  Câmara dos Deputados  Eleições  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Mercosul  Paraguai  Paraná  Parlasul  Política  PSD  São Paulo  Senador Nelsinho Trad 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo