Audiência pública

Associação Latino-Americana de Integração é tema de audiência pública na CRE

01:38Associação Latino-Americana de Integração é tema de audiência pública na CRE

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PROMOVEU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A ALADI, ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO. LOC: COMPOSTA POR 13 PAÍSES, A ASSOCIAÇÃO AGREGA MAIS DE MEIO BILHÃO DE HABITANTES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A Associação Latino-Americana de Integração, ALADI, é composta por 13 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A ideia da associação é contribuir para a integração da América Latina, como destacou o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco: (Fernando Bezerra ) Atualmente é o maior grupo americano de integração econômica e social, que representa um conjunto de 530 milhões de habitantes e um PIB superior a 5 trilhões de dólares em 2017. Muitas vezes isso passa desapercebido e a gente não tem conhecimento da importância dessa instituição. (Rep) O secretário-geral da ALADI, embaixador mexicano Alejandro de la Peña Navarrete, afirmou que o futuro da agremiação passa pela possibilidade de novos acordos entre os países associados com outros blocos: (Alejandro de la Peña Navarrete) O futuro da ALADI depende basicamente do que os países membros desejam fazer. Temos muitas oportunidades de fazer um salto quantitativo e qualitativo na ALADI, tratar os temas que todo mundo trata no mundo, que nós estamos atrasados. Mas certos países da ALADI, entre eles o Brasil, tem trabalhado e negociado com outros países da região mas precisamos multilateralizar e plurilateralizar. (Repórter) A criação da ALADI aconteceu com a assinatura do Tratado de Montevidéu em 12 de agosto de 1980.

Senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) participaram de audiência pública sobre a ALADI, Associação latino-Americana de Integração. A Associação existe desde 1980 e agrega mais de meio bilhão de habitantes.  Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB – PE), o objetivo da associação é contribuir para a integração da América Latina. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

TÓPICOS:
América Latina  Argentina  Bolívia  Chile  Colômbia  Cuba  Equador  México  Paraguai  Pernambuco  Peru  PIB  Senador Fernando Bezerra Coelho  Uruguai  Venezuela  CRE  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo