Aprovado projeto que prevê atendimento em Libras em repartições públicas — Rádio Senado
Acessibilidade

Aprovado projeto que prevê atendimento em Libras em repartições públicas

Comissão de Direitos Humanos aprova Projeto de Lei 155/2017 para assegurar, em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras, o atendimento por tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), guias intérpretes e outros profissionais capacitados para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

27/09/2019, 17h00 - ATUALIZADO EM 27/09/2019, 17h21
Duração de áudio: 01:35
Especial Cidadania terá com tema a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Ex-presidente da Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos), Marcos de Brito e o diretor de cinema, Johnnatan Albert conversam utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Foto: Pillar Pedreiras/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVA PROJETO QUE PREVE TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. LOC: REPARTIÇÕES PÚBLICAS DEVERÃO OFERECER ATENDIMENTO POR TRADUTORES E INTÉRPRETES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O objetivo da proposta é garantir o tratamento adequado às pessoas com deficiência, com o atendimento por tradutores, intérpretes de Libras e outros profissionais capacitados, conforme a necessidade do usuário. A previsão do Projeto de Lei 155 de 2017 é alcançar qualquer serviço prestado por repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras. O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, defende que todos os brasileiros precisam ter as mesmas oportunidades e direitos. (ARNS) Não é admissível conceber que cidadãos sejam alijados do exercício pleno em função da incapacidade estatal de bem interagir da maneira que melhor lhes atenda. Rep: Arns ainda explica que, no Brasil, é reconhecida a existência de dois idiomas vigentes. (ARNS) Temos duas línguas no Brasil: uma é a Língua Portuguesa, e a outra é a Língua Brasileira de Sinais, que é a língua oficial para a pessoa que porventura não tenha, em função da surdez, a capacidade de usar a Língua Portuguesa oral para se comunicar. Rep: Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. São mais de 10 milhões de cidadãos que muitas vezes ficam impossibilitados de praticar atividades básicas, como se locomover e até se comunicar com outras pessoas. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00