Aprovado projeto que garante financiamento para obras da Copa em atraso — Rádio Senado

Aprovado projeto que garante financiamento para obras da Copa em atraso

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU O PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE GARANTE OS FINANCIAMENTOS DE OBRAS PARA A COPA DO MUNDO QUE ESTÃO ATRASADAS E NÃO VÃO FICAR PRONTAS ATÉ O EVENTO. 

LOC: ESSE FOI UM DOS PROJETOS APROVADOS NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(Repórter) Pelas regras atuais, os empreendimentos para a Copa contam com critérios especiais, como o de ficarem de fora do limite de endividamento de estados e municípios. Essas obras, por estarem atrasadas, perderiam as vantagens. O autor da proposta, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, disse que isso traria um enorme prejuízo a essas cidades. 

(Romero Jucá) O que vai acontecer? Esses projetos seriam desenquadrados, sofreriam solução de continuidade, teriam que ser recontratados, haveria uma nova burocracia, talvez nova licitação, isso geraria um problema grave para essas cidades. 

(Repórter) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, lembrou que todos os municípios pagam pelas obras para a Copa do Mundo e que a aprovação do projeto pela Comissão acaba, em alguns casos, premiando a ineficácia. 

(Álvaro Dias) De qualquer maneira a oposição, todos nós estamos admitindo a aprovação minimizando seus efeitos, ou seja, assegurando que somente as obras iniciadas antes da copa terão esses benefícios. Isso minimiza os efeitos desse favorecimento que inevitavelmente premia em alguns casos, não generalizando, beneficia a incompetência ou o descaso administrativo ou a morosidade conhecida de alguns gestores. 

(Repórter) Depois da aprovação da matéria, o líder da oposição, senador Aloisio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, brincou. 

(Aloysio Nunes Ferreira) Apenas faço votos que essa indulgência da comissão em relação as obras que não serão concluídas em tempo não se estenda a preparação da seleção. Que a seleção, pelo menos ela, esteja preparada em tempo. 

(Repórter) A matéria será analisada em regime de urgência pelo Plenário. 

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU AINDA O PROJETO QUE CRIA UM SEGURO PARA OS EMPREGADOS QUE PERDERAM SEUS EMPREGOS DEVIDO A CALAMIDADES NATURAIS. 

LOC: TERÃO DIREITO AO BENEFÍCIO, POR ATÉ TRÊS MESES, O EMPREGADO URBANO OU RURAL CUJO EMPREGADOR INTERROMPEU TEMPORARIAMENTE SUAS ATIVIDADES E OS PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS URBANOS OU RURAIS QUE PERDERAM OS INSTRUMENTOS OU CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVDADE.
26/03/2013, 01h53 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 01h53
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00