Após erro na PNAD, IBGE afirma que desigualdade diminuiu — Rádio Senado

Após erro na PNAD, IBGE afirma que desigualdade diminuiu

LOC: APÓS ERRO NA DIVULGAÇÃO DE DADOS DA PNAD, IBGE AFIRMA QUE A DESIGUALDADE NO BRASIL DIMINUIU. 

LOC: CORREÇÃO DA INFORMAÇÃO DIVIDE A OPINIÃO DOS SENADORES. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Uma falha no cálculo estatístico da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, levou o IBGE a divulgar com erros o Índice de Gini, um dos indicadores da desigualdade. Antes apontando uma leve piora na distribuição de renda, o Instituto agora afirma que a desigualdade diminuiu no país. O número correto é 0,495 e não de 0,498, como anteriormente divulgado. Quanto mais próximo de 1, mais desigual é a distribuição de renda. Para o senador Mário Couto, do PSDB do Pará, o novo dado não corresponde à realidade. 

(Mário Couto) “Não tem como diminuir a desigualdade social se o país não produz, se os gastos do governo não foram reduzidos, se a inflação cresceu, se a indústria quebrou, como é que pode ser diminuída a desigualdade social? Nós não temos que mentir, temos que falar a verdade, o que está se vendo. Essa é a mentira mais sem perna que eu já vi na minha vida.” Já para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, a diminuição da desigualdade de renda é resultado dos programas sociais implantados no país. 

(Ana Rita) “Então esse dado confirma algo que nós já estamos percebendo nas ruas. A inclusão social de várias famílias que estavam abaixo de linha da pobreza e que hoje essas famílias já foram incluídas através dos programas sociais. O número de pessoas hoje que estão comprando é muito maior.” 

(Repórter) Segundo o IBGE, o erro nos dados iniciais foram gerados por distorções nos resultados de sete estados. Além do Índice de Gini, também estavam errados a taxa de analfabetismo divulgada em 8,3%, quando o correto é 8,5%, e o percentual da população desocupada, que ficou em 6,3% ao invés dos 7,2% divulgados inicialmente.
22/09/2014, 07h47 - ATUALIZADO EM 22/09/2014, 07h47
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00