Apenas cinco cidadãos enviaram informações pedidas pela CPI do HSBC — Rádio Senado

Apenas cinco cidadãos enviaram informações pedidas pela CPI do HSBC

LOC: APENAS CINCO CIDADÃOS CITADOS NA LISTA CONCEDIDA PELO COAF À CPI DO HSBC ENVIARAM RESPOSTAS À COMISSÃO SOBRE INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES EM CONTAS NO EXTERIOR. 

LOC: DE ACORDO COM O VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, SE OS CITADOS NÃO RESPONDEREM AOS PEDIDOS DE INFORMAÇÕES, A CPI PODERÁ REQUERER A QUEBRA DE SIGILOS BANCÁRIO E FISCAL DOS CITADOS. REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) A CPI tem trabalhado na análise e cruzamento de informações da lista de 50 nomes enviada pelo Coaf, o Conselho das Atividades Financeiras. A lista contém nomes de cidadãos que, segundo o órgão, têm indícios de movimentações ilícitas no exterior. Até o momento, dos 50 requerimentos de informação enviados aos citados, somente cinco foram respondidos. De acordo com o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, após os cruzamentos de dados a comissão vai pedir as convocações dos envolvidos. Além disso, o senador afirmou que a comissão pode pedir a quebra de sigilos fiscais de alguns nomes. 

(Randolfe Rodrigues) Se continuar a não ter respostas aí nós vamos utilizar outros mecanismos que podem ser a quebra de sigilo fiscal, do sigilo bancário, dos nomes que entendermos que merecem que necessitam de uma investigação mais aprofundada por parte da CPI. 

(Repórter) Nos próximos dias a comissão deve definir a ordem de depoimentos para as duas próximas semanas. A CPI aguarda a resposta da Procuradoria Geral da República sobre a possibilidade de ouvir, aqui no Brasil, o ex-funcionário do HSBC que vazou as informações, Hervé Falciani. O senador Randolfe Rodrigues considera o depoimento fundamental para o andamento dos trabalhos. A CPI também aguarda o envio de informações da Receita Federal como o número oficial de brasileiros que já declararam possuírem contas no exterior.
07/05/2015, 08h36 - ATUALIZADO EM 07/05/2015, 08h36
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00