Antônio Conselheiro pode ser incluído no livro dos Heróis da Pátria — Rádio Senado
Comissão de Educação

Antônio Conselheiro pode ser incluído no livro dos Heróis da Pátria

Aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, a proposta (PLC 185/2017) homenageia o principal personagem da história da Guerra de Canudos e inclui o nome de Antônio Conselheiro no livro de heróis e heroínas da Pátria. A senadora Lídice da Mata (PSB –BA) destacou a trajetória do líder religioso e político que nasceu no Ceará, em 13 de março de 1830 e morreu dias antes do fim da Guerra de Canudos, em 22 de setembro de 1897, na Bahia. Ela relembrou a saga de Antônio Conselheiro, que com popularidade e carisma, arrebatou multidões no sertão nordestino, fundou o povoado de Belo Monte e, junto com seus seguidores, resistiu a sucessivos ataques do Exército Brasileiro. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado.

30/10/2018, 14h10 - ATUALIZADO EM 30/10/2018, 14h10
Duração de áudio: 02:09
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 19 itens na pauta, entre eles, o PLC 127/2017, que proíbe aprovação automática de estudantes.

Em pronunciamento, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: ANTÔNIO CONSELHEIRO PODE SER RECONHECIDO OFICIALMENTE COMO HERÓI DA PÁTRIA APÓS APROVAÇÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. LOC: O PROJETO HOMENAGEIA O LÍDER POLÍTICO E RELIGIOSO, QUE É O PRINCIPAL PERSONAGEM DA GUERRA DE CANUDOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados homenageia o principal personagem da história da guerra de Canudos e inclui o nome de Antônio Conselheiro no livro de heróis e heroínas da Pátria. Durante o debate na Comissão de Educação, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, destacou a trajetória do líder religioso e político, que nasceu no Ceará, em 13 de março de 1830 e morreu dias antes do fim da Guerra de Canudos, em 22 de setembro de 1897, na Bahia. Ela relembrou a saga de Antônio Conselheiro, que com popularidade e carisma, arrebatou multidões no sertão nordestino, fundou o povoado de Belo Monte e junto com seus seguidores resistiu a sucessivos ataques do Exército Brasileiro. O episódio foi retratado em diversos livros, como Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Guerra do Fim do Mundo, do prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa. Ao citar a importância de Antônio Conselheiro para história do País, Lídice da Mata considerou a homenagem justa. (Lídice da Mata) “Sem dúvida nenhuma liderou o evento histórico mais conhecido no Brasil no mundo inteiro. A Guerra de Canudos é episódio que certamente tem mais livros estrangeiros relatando este fato que qualquer outro e maraca Marca profundamente a vida do Brasil e da historiografia brasileira e da Bahia” (Repórter) A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. O Livro dos Heróis da Pátria é composto por páginas de aço e está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão nomes como Tiradentes, Heitor Villa-Lobos e Zumbi dos Palmares. PLC 185/2017

Ao vivo
00:0000:00