ANS explica novos critérios para reajuste dos planos de saúde — Rádio Senado
Saúde

ANS explica novos critérios para reajuste dos planos de saúde

Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar explicaram os novos critérios de reajuste dos planos de saúde em audiência da Comissão de Assuntos Sociais. A metodologia ainda em análise incentiva a eficiência das empresas e leva em conta a faixa etária dos usuários, a inflação e as despesas das seguradoras com a assistência médica, como exames, consultas e internações.

28/11/2018, 17h15 - ATUALIZADO EM 28/11/2018, 18h57
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública para ouvir o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a nova metodologia de reajuste de planos de saúde individuais.

Mesa:
diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel;
presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (MDB-SP);
membro da Coordenadoria Regulatória do Modelo Econômico-Financeiro dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Bruno Santoro Morestrello.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS NOVOS CRITÉRIOS PARA O REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE FORAM EXPLICADOS POR REPRESENTANTES DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. LOC: A NOVA METODOLOGIA AINDA EM ESTUDO QUER DAR MAIS TRANSPARÊNCIA AOS CONSUMIDORES E LEVA EM CONTA A INFLAÇÃO E OS GASTOS DAS OPERADORAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: Os novos critérios de reajuste dos planos de saúde individuais e familiares foram apresentados aos senadores da Comissão de Assuntos Sociais por representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A nova metodologia ainda em análise na ANS incentiva a eficiência na gestão das empresas e leva em conta a faixa etária dos usuários, a inflação, os gastos administrativos e as despesas das seguradoras com a assistência médica, como exames, consultas e internações. O coordenador da área que elaborou a fórmula, Bruno Morestrello, disse que a mudança vem sendo debatida com consumidores, empresas e autoridades para dar mais transparência e previsibilidade aos usuários. (Bruno) “Uma das principais vantagens desta nova metodologia pé a transparência. Nós passamos agora a trabalhar com dados públicos e auditados, possibilitando ao cidadão reproduzir os cálculos efetuados pela agência” (REP) A presidente da CAS, senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, destacou a forte reação dos parlamentares e consumidores aos recentes aumentos nos preços das mensalidades dos planos de saúde autorizados pela ANS. Ela elogiou o empenho da Agência em definir critérios mais claros para os próximos reajustes. (Marta) “Esta comissão foi muito atuante. Agora vai ter uma transparência absoluta. O fruto que foi o peso da Comissão, depois a ministra (do STF) Carmem Lúcia que também se pronunciou dizendo que saúde não é comércio e mais que tudo foi a população que se indignou com aquela caixa preta e agora vai ter uma diretriz de absolutamente de transparência” (Rep) Para entrar em vigor, a nova metodologia deve ser aprovada pelos Diretores da ANS. A expectativa é que a nova norma passe a valer em maio de 2019. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00