Ana Amélia defende melhoria das condições logísticas das estradas — Rádio Senado

Ana Amélia defende melhoria das condições logísticas das estradas

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP GAÚCHO, DEFENDEU A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE DE CARGAS DO BRASIL PARA OS OUTROS PAÍSES DO MERCOSUL.
 
LOC: SEGUNDO ELA, A SITUAÇÃO ATUAL PREJUDICA A COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS BRASILEIROS NO MERCADO INTERNACIONAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

De acordo com a senadora Ana Amélia, são muitas as dificuldades enfrentadas pelos transportadores que têm de levar cargas do Brasil para os países vizinhos. No início deste mês a parlamentar esteve no município gaúcho de Uruguaiana, onde fica o maior porto seco da América Latina, e terceiro maior do mundo. Ana Amélia conversou com representantes da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais, e relatou algumas das reclamações que ouviu. (ANA AMELIA) Além de sofrer com as péssimas condições logísticas das estradas, que são o caminho do Mercosul, o transporte internacional de cargas arca com a falta de infraestrutura alfandegária, que, aliada à burocracia dos procedimentos legais, causa prejuízo à competitividade e a toda a economia brasileira. Cargas são perdidas pela demora com que ali ficam parados. Caminhões que poderiam estar trabalhando ficam ociosos. Muito dinheiro é gasto também com custos de armazenamento. (Celso) A senadora Ana Amélia, que é do PP do Rio Grande do Sul, apontou ainda dificuldades enfrentadas por transportadores brasileiros para poder trafegar em território argentino. (ANA AMELIA) Muitos caminhoneiros que são transportadores, Senador Paim, que afirmam ser impedidos de entrar na Argentina por motivos inaceitáveis. Mesmo com pneus novos em seus caminhões, as autoridades argentinas argumentam falta de condições para trafegabilidade e aplicam multas de até US$1.000 a esses caminhoneiros. Sabemos que tais restrições visam a dificultar a entrada de produtos brasileiros naquele país, infringindo até as regras do Tratado de Assunção, que fundamentou a criação do Mercosul. (Celso) Ana Amélia afirmou enxergar uma distorção no modelo brasileiro de transporte de cargas, pois segundo ela nada menos que 58% dos produtos são transportados por via rodoviária.
25/07/2011, 05h33 - ATUALIZADO EM 25/07/2011, 05h33
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