Voto Feminino

Alistamento da primeira eleitora brasileira completou 93 anos no domingo

02:03Alistamento da primeira eleitora brasileira completou 93 anos no domingo

Transcrição LOC: ALISTAMENTO DA PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA COMO ELEITORA COMPLETA 93 ANOS NESTE DOMINGO, 25 DE OUTUBRO. LOC: HOJE ELAS JÁ SOMAM MAIS DE 76 MILHÕES DE VOTANTES, O QUE REPRESENTA MAIS DA METADE DO ELEITORADO NACIONAL EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS EM QUE A VOTAÇÃO É OBRIGATÓRIA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A professora potiguar Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora registrada no país, em 1927. O candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, foi o responsável por impulsionar a inovação durante a elaboração da Lei Eleitoral estadual. A senadora Zenaide Maia, do Pros do estado, lembra do pioneirismo local na garantia do voto feminino. (ZENAIDE) No Rio Grande do Norte, poderão votar e serem votados sem distinção de sexo todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por essa lei. Eu digo que essa lei teve importância fundamental, foi com essa lei que o Rio Grande do Norte teve o pioneirismo em a primeira eleitora mulher da América Latina ser a professora Celina Guimarães. Rep: E a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, destaca as conquistas das candidatas a cargos eletivos em 2020. (SIMONE) Pela primeira vez, as mulheres que são candidatas não terão apenas 30% das vagas nas composições das chapas; elas também terão, os 30% do tempo de rádio, do tempo de televisão e dos fundos, tanto o fundo partidário quanto o fundo eleitoral. Essa eleição municipal vai garantir um recorde também no percentual de mulheres Vereadoras. Rep: Já a senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, ressalta a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. (ROSE) Eu sou a favor da democracia. Democracia é votar, expressar e se posicionar. É a posição que vai definir. O voto é a expressão mais pura da liberdade; é você e a urna ali, com você escolhendo qual é a sua definição. Rep: Em âmbito nacional, a modificação na legislação eleitoral aconteceu apenas em 1932, quando as mulheres de todo o Brasil conquistaram o direito de participar da vida política do país. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Alistamento da primeira mulher brasileira como eleitora completou 93 anos neste domingo, 25 de outubro. Hoje elas já somam mais de 76 milhões de votantes, o que representa mais da metade do eleitorado nacional em todas as faixas etárias em que a votação é obrigatória. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
América Latina  Democracia  Espírito Santo  Fundo Partidário  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  MDB  Podemos  Política  PROS  Rio Grande do Norte  Senadora Rose de Freitas  Senadora Simone Tebet  Senadora Zenaide Maia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo