Economia

Alcolumbre recebe propostas de reforma do governo

02:13Alcolumbre recebe propostas de reforma do governo

Transcrição LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, RECEBEU DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO TRÊS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO. LOC: O PACOTE DE PROPOSTAS INCLUI REFORMAS TRIBUTÁRIA E ADMINISTRATIVA E VISA IMPULSIONAR A ECONOMIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) O presidente da República Jair Bolsonaro fez questão de entregar pessoalmente ao presidente do Senado, e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, as três Propostas elaboradas pela equipe econômica do governo. São elas: a PEC do novo pacto federativo, que vai garantir mais dinheiro para estados e municípios; a PEC Emergencial, que define medidas para conter gastos públicos nas três esferas; e a PEC dos Fundos, que acaba com 281 fundos públicos, que só continuarão a existir se regulamentados. Com as propostas, estados e municípios terão os cofres reforçados, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. (Paulo Guedes) “Entre 400 e 500 bilhões de reais, nos próximos 15 anos, serão transferidos para estados e municípios para a saúde, educação, saneamento, segurança. O dinheiro tem que estar na ponta, o dinheiro tem que ir aonde o povo está”. (Repórter) Ao enfatizar que o Congresso vai aperfeiçoar as propostas, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou que são estados e municípios que devem decidir onde investir. (Jair Bolsonaro) “Nós gostaríamos, sim de continuar recebendo prefeitos e governadores, mas a título de visita, apenas, e não para vir nos pedir algo orçamentário. Isso já estando garantido nessa Emenda à Constituição, eles lá embaixo, nos estados e municípios, decidirão o que fazer melhor do que muitos de nós porque eles vivem o problema do dia a dia lá na sua base”. (Repórter) O senador Davi Alcolumbre disse que os parlamentares vêm defendendo a descentralização dos recursos, mas com o apoio do governo, as propostas vão avançar. (Davi Alcolumbre) “São três propostas de Emenda Constitucional que serão debatidas no Senado Federal, apresentadas e iniciadas no Senado Federal, que irão se conciliar com outras propostas. Então, é um conjunto de medidas legislativas, apoiadas pelo Governo, porque, naturalmente, não se faz a descentralização de recursos apenas com a vontade do Parlamento”. (Repórter) As PECs foram assinadas pelo líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, e começarão a ser discutidas no Senado. As propostas devem ser aprovadas em duas votações no Senado e depois seguem para a Câmara dos Deputados.

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM – AP), recebeu do presidente Jair Bolsonaro três propostas de emenda à Constituição. O pacote de inclui reformas tributária e administrativa. Reportagem de Iara Farias Borges, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

TÓPICOS:
Amapá  Bolsonaro  Câmara dos Deputados  Congresso Nacional  Davi Alcolumbre  Economia  Educação  Emenda Constitucional  Estados  IR  MDB  Municípios  Pacto Federativo  Pernambuco  Presidente da República  Saúde  Segurança  Senado Federal  Senador Davi Alcolumbre  Senador Fernando Bezerra Coelho  Reforma Tributária  Reforma Administrativa 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo