Alcolumbre recebe lista tríplice com candidatos ao cargo de Procurador-geral da República — Rádio Senado
Ministério Pùblico

Alcolumbre recebe lista tríplice com candidatos ao cargo de Procurador-geral da República

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Fábio da Nóbrega, entregou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a lista tríplice com os nomes para comando do Ministério Público Federal. Jair Bolsonaro não é obrigado a escolher nenhum dos indicados. Mas desde 2003, essa tem sido uma tradição que o presidente da Associação espera ver mantida. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) avisou que o Senado poderá rejeitar a indicação de Bolsonaro em caso de desrespeito à lista tríplice. Repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.

27/06/2019, 20h54 - ATUALIZADO EM 27/06/2019, 21h27
Duração de áudio: 02:07
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fábio George Cruz da Nóbrega. 

Participam: 
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); 
indicados para a lista tríplice da Procuradoria-Geral da República (PGR) - subprocurador Mário Bonsaglia; subprocuradora Luiza Frischeisen; e o procurador regional Blal Dalloul. 

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES ENTREGOU AO PRESIDENTE DO SENADO A LISTA TRÍPLICE DE CANDIDATOS AO CARGO DE PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA. LOC: RANDOLFE RODRIGUES ANTECIPOU QUE O SENADO PODERÁ DERRUBAR A INDICAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA CASO NÃO SEJA NENHUM DOS NOMES ESCOLHIDOS PELA CATEGORIA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Fábio da Nóbrega, entregou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a lista tríplice com os nomes para o novo comandante do Ministério Público Federal. Após um processo de eleição interna, os três primeiros colocados foram Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul. Jair Bolsonaro não é obrigado a escolher nenhum dos indicados. Mas desde 2003, o presidente da República costuma nomear alguém da lista. O presidente da Associação, Fábio da Nóbrega, acredita que a tradição será mantida. (Fábio) Nos últimos 18 anos, essa construção democrática nossa tem sido respeitada. Membros do Ministério Público Federal de todo país participam de debates, discutem questões fundamentais da nossa situação e escolhem, ao final, os nossos líderes. Estão aqui, portanto, os três líderes que foram indicados com representatividade, com liderança para inspirar e imobilizar uma instituição que tem missões fundamentais a cumprir no nosso país, no combate à corrupção, no aperfeiçoamento da Justiça penal. REP: O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, avisou que o Senado poderá rejeitar a indicação de Bolsonaro em caso de desrespeito à lista tríplice, já que o indicado ao cargo de procurador-geral da República precisa ser sabatinado e ter o nome aprovado pelos senadores. (Randolfe) A definição do procurador-geral da República é um ato bilateral. É um ato a partir da nomeação do presidente da República com a sanção por parte do Senado a partir da sabatina e aprovação deste nome. Ou seja, é um ato que vem do presidente da República, mas precisa ter 41 votos para ser ratificado pelo Senado. O importante o dia de hoje é a posição assumida pelo presidente do Senado em nome da instituição. REP: A atual procuradora-geral da República, Raquel Dogde, cujo mandato se encerra em setembro, não se candidatou à lista tríplice. Mas se colocou à disposição do presidente Bolsonaro para uma eventual recondução ao cargo. Da Rádio Senado, Hérica Christian Número da Proposição

Ao vivo
00:0000:00