Audiência pública

Secretário de Comércio Exterior esclarece acordo com a União Europeia

01:55Secretário de Comércio Exterior esclarece acordo com a União Europeia

Transcrição LOC: O RECÉM-FIRMADO ACORDO ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPEIA FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS MANIFESTOU PREOCUPAÇÃO COM A COMPETITIVIDADE DO SETOR DE TECNOLOGIA. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: O debate aconteceu para que fossem feitos esclarecimentos sobre o Acordo Cooperação entre o Mercosul e a Comunidade Europeia, recém assinado pelo governo brasileiro. Para isso, a reunião recebeu a presença de Marcos Prado Troyjo, secretário de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Economia. Segundo ele, o Brasil tratava a política econômica e a comercial de forma separada, sendo essa uma das razões do baixo desempenho econômico brasileiro. (Marcos Prado Troyjo): Muito da nossa baixa performance, do nosso subdesempenho econômico dos últimos 40 anos tem que ver com o fato de que o Brasil permaneceu um país isolado com baixíssima corrente comercial, uma fatia ínfima do seu produto interno bruto relacionado ao comércio internacional, distante das cadeias globais de produção, com avanço institucional, mas sem estratégia de política comercial. E tratando política econômica e política comercial como se fosse duas esferas em separado. (Repórter): Para o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, uma das maiores preocupações com o acordo é a competitividade da produção de tecnologia entre países europeus e o Brasil. (Omar Aziz): O país que importa tecnologia e não produz tecnologia que nem no Brasil, perde competitividade se não tiver algumas barreiras, isso aí não dá para fugir disso. O setor de quatro rodas, tem como competir com a França, tem como competir com a Itália, tem como competir com Alemanha? Por que o que nós vamos exportar para lá? Não vamos exportar tecnologia de ponta. Não temos e nem vamos ter. (Repórter): O acordo de livre comércio agora passará por um processo de negociação e discussão das tarifas e ainda depende da ratificação de todos os países que fazem parte da União Europeia e do Mercosul. Com supervisão de Maurício De Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

O Acordo de Cooperação entre o Mercosul e a Comunidade Europeia, recém assinado pelo governo brasileiro, foi tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O debate aconteceu para que fossem feitos esclarecimentos sobre o acordo. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

TÓPICOS:
Alemanha  Amazonas  CAE  Comércio  Comissão de Assuntos Econômicos  Economia  França  Institucional  Itália  Mercosul  Política  PSD  Senador Omar Aziz  Tecnologia  União  União Europeia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo