Relações Exteriores

Acordo do Brasil com Alemanha permite visto de férias-trabalho por um ano

01:28Acordo do Brasil com Alemanha permite visto de férias-trabalho por um ano

Transcrição LOC: BRASILEIROS E ALEMÃES PODERÃO TIRAR VISTO DE FÉRIAS-TRABALHO VÁLIDO POR UM ANO. LOC: O ACORDO INTERNACIONAL ENTRE OS DOIS PAÍSES FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E SEGUE PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Pelo acordo, assinado em 2015, o visto temporário para brasileiros e alemães de 18 a 30 anos terá validade de um ano. Com esse visto, os jovens poderão ficar no outro país como turista, com a possibilidade de trabalhar de forma legal. O acordo, no entanto, não permite acompanhamento de dependentes e exige que a passagem de volta já esteja comprada ou que o jovem comprove ter meios financeiros para adquiri-la no prazo. Também é necessário viajar com plano de saúde e seguro contra acidentes válido para todo o período. Ao destacar que o Brasil recebeu muitos imigrantes alemães, especialmente no Sul, o relator, senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, disse que o acordo ajusta o mundo jurídico a uma realidade já existente. (Esperidião Amin) “As nossas relações de amizade com a Alemanha vêm sendo acentuadas. E este é um dos frutos desse processo de amadurecimento e diversificação do nosso relacionamento. A parceria com a Alemanha é absolutamente benéfica para o Brasil porque a política externa da Alemanha, hoje, é uma política externa construtiva e o Brasil é beneficiário pela sua grandiosidade territorial, populacional, pela sua expressão internacional”. (Repórter) O acordo, agora, será votado no Plenário do Senado. PDL 58/2019.

Brasileiros e alemães poderão tirar visto de férias-trabalho válido por um ano. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou o Memorando de Entendimento entre o Brasil e a Alemanha, assinado em 2015, que permite a jovens de 18 a 30 anos ficar no outro país como turista, com a possibilidade de trabalhar de forma legal (PDL 58/2019). Na visão do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), as parcerias com a Alemanha são benéficas para o Brasil. Reportagem, Iara Farias Borges, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

TÓPICOS:
Alemanha  Comissão de Relações Exteriores  Plenário do Senado  Política  PP  Saúde  Santa Catarina  Senador Esperidião Amin  Trabalho  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  CRE  Defesa Nacional 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo