Abastecimento de água e manutenção de barragens estão entre prioridades do governo para o Nordeste — Rádio Senado
Audiência pública

Abastecimento de água e manutenção de barragens estão entre prioridades do governo para o Nordeste

Os participantes da audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo explicaram nesta quarta-feira as prioridades no Nordeste para os próximos dois anos. Mais de 80% da verba para o desenvolvimento regional vão para ações prioritárias de segurança hídrica como a transposição do São Francisco. Os representantes do próprio governo também alertaram que os recursos para manutenção de barragens no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, estão bem abaixo do necessário. A reportagem é de Floriano Filho.

27/03/2019, 13h13 - ATUALIZADO EM 27/03/2019, 13h13
Duração de áudio: 02:26
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública para debater prioridades e ações da Sudene e Codevasf para os próximos dois anos.

Bancada:
senador Jaques Wagner (PT-BA); 
senador Angelo Coronel (PSD-BA); 
senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO NORDESTE E A MANUTENÇÃO DE BARRAGENS ESTÃO ENTRE AS PRIORIDADES PARA GARANTIR MELHORES CONDIÇÕES SOCIAIS NO INTERIOR DO PAÍS. LOC: ESSAS QUESTÕES FORAM DISCUTIDAS DURANTE AUDIÊNCIA EM COMISSÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO. (Repórter) Os participantes da audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo explicaram as prioridades no Nordeste para os próximos dois anos. Um dos destaques é o Vale do São Francisco, que também banha regiões da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O presidente Jair Bolsonaro prometeu concluir até o início de 2021 as obras do Ramal do Agreste, escoando água para o sertão de Pernambuco. O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do País. Ele é fundamental para a Política Nacional de Recursos Hídricos, como explicou Mário Gordilho, da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste, a SUDENE. (Mário Gordilho) É impressionante quando se olha no mapa do Nordeste o que a irrigação do São Francisco trará às regiões do Piauí, da Paraíba, de Pernambuco e do Ceará. (Repórter) Mais de 80% da verba para o desenvolvimento regional vão justamente para ações prioritárias de segurança hídrica como a transposição do São Francisco. Os representantes do próprio governo também alertaram que os recursos para manutenção de barragens no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, estão bem abaixo do necessário, como afirmou Maria Clara Oliveira, representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. (Maria Clara) Em termos de recuperação de barragens, a dotação está bem baixa (...), mas isso aí está refletindo o que nós temos na carteira do PAC principalmente. (Repórter) O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, defendeu maior atenção com a situação das barragens. (Angelo Coronel) Porque depois que uma barragem é rompida como aconteceu no passado e há tão pouco tempo atrás em Brumadinho, isso acendeu o sinal vermelho. (Repórter) Os representantes das instituições para o desenvolvimento regional também anunciaram mais investimento em energias renováveis e em biotecnologia no Nordeste.

Ao vivo
00:0000:00