54 novos senadores tomam posse em 1º de fevereiro — Rádio Senado
Às 15h

54 novos senadores tomam posse em 1º de fevereiro

A posse dos 54 senadores eleitos em outubro de 2018 acontecerá em reunião do Senado marcada para 1º de fevereiro, às 15h (hora de Brasília). A cerimônia será presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), uma vez que, conforme previsto no Regimento Interno do Senado Federal (RISF), ele é o único membro da Mesa do Senado da legislatura anterior que permanece com mandato, explicou o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira.

22/01/2019, 12h27 - ATUALIZADO EM 22/01/2019, 13h32
Duração de áudio: 01:42
Brasilia, Brasil - Aug 27, 2018: Time tunnel of Senate at Brazilian National Congress connecting offices and plenary buildings - Brasilia, Distrito Federal, Brazil
diegograndi

Transcrição
LOC: A POSSE DOS 54 SENADORES ELEITOS EM OUTUBRO DE 2018 VAI SER NO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO, UMA SEXTA-FEIRA. LOC: A CERIMÔNIA ESTÁ MARCADA PARA AS TRÊS DA TARDE – HORÁRIO DE BRASÍLIA – E VAI SER PRESIDIDA PELO SENADOR DAVI ALCOLUMBRE, DO DEMOCRATAS DO AMAPÁ. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: TÉC: O Senado é composto por 81 senadores, três de cada unidade da federação. Nas eleições de 2018 foram eleitos dois deles. Das 54 cadeiras que estiveram em disputa, 46 serão ocupadas por novos políticos, novos nomes, uma renovação histórica de mais de 85%. A posse dos senadores eleitos acontecerá em reunião do Senado marcada para o dia primeiro de fevereiro, uma sexta-feira. Como explicou o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, a cerimônia é uma reunião relativamente rápida, já que os parlamentares não ocupam a tribuna. (Luiz Fernando Bandeira): “A posse não tem discurso nenhum, exceto, talvez, o presidente da sessão, que deverá talvez fazer um pronunciamento, mas algo curto. E, depois, basicamente, ele chama nominalmente os senadores para que façam o seu juramento um a um para que se declarem empossados”. (Repórter): A posse é conjunta, mas o juramento é individual, informou Bandeira. A chamada dos senadores eleitos vai ser feita por ordem de criação dos estados, começando com a Bahia e terminando com o Amapá. O primeiro pronuncia o juramento na íntegra e, em seguida, os demais, ao serem chamados, dizem “assim o prometo”. Os trabalhos vão ser presididos pelo senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, pois, de acordo com o Regimento Interno, é o único membro da Mesa do Senado da legislatura anterior que permanece com mandato. Se o senador Alcolumbre não puder comparecer por algum motivo, observou o secretário-geral, o regimento prevê que a posse vai ser presidida pelo senador mais idoso, no caso José Maranhão, do MDB da Paraíba, que tem 85 anos. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00