Eleições 2020

500 mil urnas eletrônicas para as eleições de 2020 já foram testadas

01:41500 mil urnas eletrônicas para as eleições de 2020 já foram testadas

Transcrição LOC: 500 MIL URNAS SERÃO UTLIZADAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020. LOC: OS ELEITORES DEVERÃO DIGITAR OS CINCO NÚMEROS DE SEU VEREADOR, CONFIRMAR O VOTO, E DEPOIS TECLAR OS DOIS DE PREFEITO E NOVAMENTE CONFIRMAR. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (Repórter) 500 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições deste ano. Durante teste de segurança transmitido pelo Tribunal Superior Eleitoral no Youtube, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a urna eletrônica é um instrumento contra fraudes. ( Luís Roberto Barroso) – A urna eletrônica no Brasil já ajudou a derrotar um passado em que as fraudes eleitorais faziam parte da história do Brasil. Não mais é assim. (Repórter) O secretário de Tecnologia de informação do Tribunal, Giuseppe Janino, destacou que as urnas eletrônicas pretendem evitar ao máximo a intervenção humana e, consequentemente, diminuir o número de fraudes. (Giuseppe Janino) A tecnologia veio justamente para suprimir isso, mitigar a intervenção do homem, e colocar requisitos que só a tecnologia tem. Funcionalidade de proteção, de criptografia, de rastreabilidade e de integridade. (Repórter) A urna possui 13 teclas, as numéricas de 0 a 9 e três funcionais: a branca para voto em branco, a laranja para correção do voto antes de confirmá-lo e a verde de confirmação. Neste ano, o eleitor vota primeiro para vereador, digitando 5 números e a tecla confirma. Em seguida, escolhe o candidato a prefeito, que tem dois números e confirma a escolha. No caso dos eleitores de Mato Grosso, haverá uma terceira votação para senador, que tem três números. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema braile nas teclas, haverá audiodescrição dos números digitados e também a leitura do nome do candidato antes da confirmação.

500 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nestas eleições. As urnas já passaram por teste de segurança no Tribunal Superior Eleitoral. O equipamento conta com as teclas numéricas, de 0 a 9, e três outras funcionais: branco, corrige e confirma. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Mato Grosso  Pessoas com Deficiência  Roberto Barroso  Segurança  Tecnologia  Tribunal Superior Eleitoral  Eleições 2020 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo