5 mil políticos e gestores públicos tiveram contas rejeitadas pelo TCU — Rádio Senado

5 mil políticos e gestores públicos tiveram contas rejeitadas pelo TCU

LOC: UM RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ENTREGUE HOJE AO CONGRESSO APONTA QUE CERCA DE CINCO MIL POLÍTICOS E GESTORES PÚBLICOS, COMO SECRETÁRIOS DE GOVERNO E PREFEITOS, TIVERAM SUAS CONTAS REJEITADAS E NÃO PODERÃO PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES DESTE ANO. 

LOC: OS PRESIDENTES DO SENADO, JOSÉ SARNEY, E DO TCU, UBIRATAN AGUIAR, AVALIAM QUE A NOVA LEI DA FICHA LIMPA, QUE IMPEDE A CANDIDATURA DE QUEM TIVER AS CONTAS REJEITADAS, É UM AVANÇO E VAI AJUDAR A MORALIZAR A POLÍTICA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TEC: O Tribunal de Contas da União entregou ao Tribunal Superior Eleitoral uma lista com o nome de aproximadamente 5 mil políticos e administradores públicos, como secretários, prefeitos e governadores, que tiveram as contas rejeitadas pelo TCU desde 2002. Os candidatos listados não poderão participar das eleições deste ano. O número de condenações aumentou em relação à lista divulgada no ano passado, com 3.200 pessoas acusadas de fraudes em licitações e má gestão, entre outras irregularidades. O presidente do Tribunal, ministro Ubiratan Aguiar, disse que a nova lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas da Justiça ou que tiverem suas contas rejeitadas, vai impedir possíveis irregularidades com dinheiro público nas eleições, e que é um avanço na disputa eleitoral. (Ubiratan) Este é o momento da seleção, do ano eleitoral, é muito importante que a sociedade se manifeste como fez com o projeto ficha limpa(Cardim) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, lembrou que o projeto, que foi discutido e aprovado no Congresso Nacional, teve grande apoio popular e vai ajudar a moralizar a política. (Sarney) ¿ Só o fato de nós termmos votado esta lei (Cardim) O presidente do Senado também recebeu do presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, as contas do governo federal referentes ao ano passado. No relatório, o TCU reconhece que as medidas adotadas pelo Executivo contribuíram para diminuir o impacto da crise financeira mundial na economia brasileira. O TCU também faz 28 ressalvas e recomendações sobre possíveis irregularidades no uso de dinheiro público, como o repasse de recursos às Organizações Não-Governamentais. O texto vai ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
22/06/2010, 02h00 - ATUALIZADO EM 22/06/2010, 02h00
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00