Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira

02:06Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira

Transcrição LOC: A ONU LEMBRA A RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE DAS PESSOAS E DO PLANETA EM ATIVIDADES PELO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, CELEBRADO NESTA SEXTA-FEIRA, 5 DE JUNHO. LOC: NO SENADO, PROPOSTAS PUNEM COM MAIS RIGOR CRIMES AMBIENTAIS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: Nos últimos anos, o Brasil enfrentou desastres ambientais graves, como o rompimento de barragens de mineração em Minas Gerais, em 2015 e 2019; o vazamento de óleo, em 2019, que atingiu o litoral do Nordeste e Sudeste, e as queimadas, principalmente na Amazônia. No Senado projetos de lei punem com mais rigor esses crimes. Está pronta para ser votada em plenário a proposta apresentada pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o desastre em Brumadinho que prevê pena de até 12 anos de prisão mais multa para quem provocar desastre ecológico de grande proporção. No que se refere às florestas, um projeto do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos, destina recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima a ações de prevenção e combate ao desmatamento e às queimadas. Jayme Campos defende o contínuo monitoramento das áreas de floresta. (Jayme Campos): “Na Amazônia as queimadas e os incêndios florestais estão fortemente associados ao desmatamento ilegal, pela ação de quadrilhas de grilagem, que se aproveitam da precária regulação fundiária na região, além de desastres e fenômenos naturais, tão presentes em época de seca e estiagem no País”. (Rep): Por causa da pandemia de covid-19, um projeto do senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, proíbe queimadas na Amazônia Legal durante o estado de calamidade pública. O senador alerta que a estação seca já causa problemas respiratórios, e que podem se agravar com a fumaça e a crise do coronavírus. Já o senador Jaques Wagner, do PT baiano, quer aumentar as penas aplicadas a crimes ambientais praticados durante estado de emergência ou de calamidade pública. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente realiza atividades para lembrar a interdependência entre a saúde humana e a do planeta. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, acontece este ano em meio à pandemia de covid-19. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) promove atividades para alertar sobre a interdependência entre a saúde humana e a do planeta. No Senado, projetos de lei punem com mais rigor os crimes ambientais praticados durante o estado de calamidade pública devido à pandemia. Reportagem, Iara Farias Borges.

PL 2.328/2020
PL 3020/2020
PL 3915/2019

PL 5098/2019

TÓPICOS:
Amapá  Amazônia  Comissão de Assuntos Econômicos  Comissão Parlamentar de Inquérito  Coronavírus  covid-19  Desmatamento  Mato Grosso  Meio Ambiente  Minas Gerais  Mineração  ONU  pandemia  pandemia de covid-19  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Saúde  Seca  Senador Jaques Wagner  Senador Jayme Campos  Senador Randolfe Rodrigues  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo