Aprovado financiamento de veículos para motoristas de aplicativo e taxistas
O Senado aprovou a MP que destina recursos para financiar veículos a motoristas de transporte privado de passageiros, incluindo motoristas de aplicativo, taxistas e profissionais de transporte escolar (MPV 1366/2026). Entre as mudanças da Câmara, está a permissão ao financiamento de infraestrutura, equipamentos e renovação da frota do transporte urbano de passageiros ou cargas. Outra mudança autoriza os bancos a adotarem sistema de pagamento flexível para as operações. A matéria segue para sanção presidencial.

Transcrição
O Senado aprovou a medida provisória que destina recursos para o financiamento de veículos a motoristas de transporte privado de passageiros, incluindo motoristas de aplicativo, taxistas, cooperativas de taxistas e profissionais de transporte escolar. Entre as mudanças feitas na Câmara, está a permissão ao financiamento de infraestrutura, equipamentos e renovação da frota do transporte urbano de passageiros ou cargas.
Outra mudança autoriza os bancos a adotarem sistema de pagamento flexível para as operações. A regra permite a cobrança de parcelas com valores diferentes no início e no final do financiamento, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito pelos trabalhadores. O foco principal do governo foi a concessão de empréstimos para entregadores de aplicativo comprarem motos e bicicletas elétricas. O acesso à linha de crédito fica limitado a um veículo por profissional. Presidente da comissão mista que analisou o texto, a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, destacou a importância da inciativa para esses trabalhadores.
Para milhões de brasileiros, o veículo não é um bem de consumo, é um instrumento de trabalho. É o que coloca comida na mesa e sustenta uma família. Motoristas de aplicativos, taxistas, motociclistas, entregadores e tantos outros profissionais enfrentam diariamente despesas com combustível, manutenção, segura e principalmente enormes dificuldades para conseguir crédito em condições adequadas.
O projeto permite o uso da linha de crédito para custear a adaptação de veículos para motoristas com deficiência e para a adaptação de táxis ao transporte de passageiros em cadeiras de rodas.
O texto, que também prevê o financiamento de itens de segurança para mulheres motoristas, segue agora para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

