Senado aprova acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura
O Senado aprovou o acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura. Pelo texto, o país asiático concederá isenção tarifária imediata e integral à totalidade de produtos exportados pelo Mercosul. Já o bloco sul-americano se compromete a eliminar progressivamente, em até 15 anos, as tarifas incidentes sobre 95,8% dos produtos do país asiático, o que corresponde a 90,8% do total do valor atualmente importado. Entre as áreas que podem ser mais beneficiadas na exportação de produtos, está o agronegócio. O texto do acordo vai à promulgação.

Transcrição
O Senado aprovou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura, assinado em 2023, no Rio de Janeiro.
Pelo texto, o país asiático concederá isenção tarifária imediata e integral à totalidade de produtos exportados pelo Mercosul. Já o bloco sul-americano se compromete a eliminar progressivamente, em até 15 anos, as tarifas incidentes sobre 95,8% dos produtos de Singapura, o que corresponde a 90,8% do total do valor atualmente importado.
Ficam excluídos desse compromisso bens produzidos no Mercosul considerados sensíveis, como máquinas, aparelhos elétricos, plásticos, instrumentos óticos, fotográficos e cinematográficos.
O relator, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lembrou que o acordo é o primeiro do tipo celebrado pelo Mercosul com um país do Sudeste Asiático, região que concentra algumas das economias mais dinâmicas do mundo.
(senador Nelsinho Trad) "O instrumento contribui para diversificação das relações econômicas externas e amplia as oportunidades de integração com mercados de elevada competitividade e inovação. A amplitude temática do instrumento demonstra preocupação não apenas com a redução de tarifas, mas também com a mitigação de barreiras regulatórias e com a criação de um ambiente de negócio mais previsível e favorável aos agentes econômicos".
Entre as áreas que podem ser mais beneficiadas na exportação de produtos, está o agronegócio.
O texto também estabelece compromissos para dar maior acesso ao mercado de serviços, além de facilitar investimentos. O texto segue agora para promulgação.
Da Rádio Senado, Pedro Pincer

