Senadores discutem ampliação de acesso a Mounjaro no SUS
O Mounjaro, usado para tratamento de diabetes tipo 2 e para emagrecimento, foi liberado pela Anvisa para uso a partir dos 10 anos de idade. Ouvido pela Rádio Senado, o médico José Afonso Salé disse que a novidade é bem-vinda, mas recomenda cuidado com efeitos colaterais. Um projeto (PL 160/2026) da senadora Dra. Eudócia (PSDB-AL) prevê a fabricação desse medicamento mesmo que ele ainda esteja protegido por patente e ampliação do tratamento da obesidade pelo Sistema Único de Saúde. A matéria está em análise em duas Comissões do Senado.

Transcrição
O Mounjaro, nome comercial do medicamento emagrecedor que usa a substância tirzepatida, foi liberado para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos que precisam tratar diabetes tipo 2. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, já foi publicada no Diário Oficial da União. O cirurgião especialista em emagrecimento José Afonso Salé disse à equipe da Rádio Senado que a novidade é bem-vinda para o tratamento da obesidade e da diabetes, mas ressaltou que é preciso cuidado.
(José Afonso Salé) "O diagnóstico precisa ser feito por equipe médica especializada, a recomendação da dose e o acompanhamento desse tratamento e os suportes nutricionais e suportes multivitamínicos são fundamentais".
O Senado analisa um projeto que permite ao governo autorizar a fabricação desse medicamento mesmo que ele ainda esteja protegido por patente. A proposta prevê também a produção do remédio no Brasil e a ampliação do acesso ao tratamento da obesidade pelo Sistema Único de Saúde. A autora do projeto é da senadora Doutora Eudócia, do PSDB de Alagoas.
(senadora Doutora Eudócia) "A licença compulsória poderá ser adotada pelo Poder Executivo quando houver insuficiência de oferta, preços elevados, impacto relevante na saúde pública, após análise da Anvisa".
Esse projeto precisa ser aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais antes de seguir para votação na Câmara dos Deputados.
Da Rádio Senado, Marcio Maturana.

