Criado o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 — Rádio Senado
Lei

Criado o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

O presidente da República sancionou na terça-feira a Lei 15.406/26, que institui o dia 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data faz referência à primeira morte registrada pela doença no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 716 mil pessoas morreram em decorrência do coronavírus no país desde o início da pandemia. Senadores que participaram da discussão da matéria no Senado acreditam que a data tem um papel cívico importante.

15/05/2026, 18h19 - atualizado em 15/05/2026, 18h26
Duração de áudio: 02:27
Foto: Thainá Salviato/Rádio Senado (com auxílio de IA)

Transcrição
Foi sancionada na terça-feira a lei que institui o dia 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data faz referência à primeira morte registrada pelo coronavírus no Brasil. Desde o início da pandemia, esse vírus causou mais de 716 mil mortes no país, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais, o senador e médico Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que atuou na CPMI da Pandemia, afirmou que seis anos após o início da crise sanitária, as vacinas comprovaram sua eficácia no combate à doença. O parlamentar também relembrou que as investigações apontaram recusas do governo daquele momento em adquirir e aplicar imunizantes, e a disseminação de notícias falsas durante a pandemia. (sen Humberto Costa) - Nós tivemos vários problemas dentro da condução que foi dada pelo governo Bolsonaro. A primeira delas foi a recusa de adoção de medidas sanitárias importantes, entre elas, o isolamento social,  a utilização de máscaras. Depois a recusa do governo em adquirir rapidamente as vacinas sob vários argumentos da ineficácia, do preço que era cobrado. Tudo era pretexto para continuar defendendo aquela posição negacionista.  A senadora Zenaide Maia, o PSD do Rio Grande do Norte, destacou a importância simbólica da nova data. Para ela, a iniciativa ajuda a preservar a memória das vítimas e reforça valores sociais importantes. (sen Zenaide Maia) - A data proposta contribui para que esta tragédia sanitária não seja esquecida, funcionando como um alerta para a importância da ciência, da saúde pública e da solidariedade social. O Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é uma iniciativa digna, sensível e relevante. Vai além da formalidade: representa um gesto de humanidade e de construção da memória histórica do Brasil. No Senado Federal, um memorial homenageia as vítimas da Covid-19. Ele está localizado na parte superior do Auditório Petrônio Portella. O espaço conta com 27 prismas de mármore, que lembram o formato de velas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Aberto à visitação pública, o memorial foi criado como um local de reflexão e acolhimento para familiares e amigos das vítimas do vírus. Sob a supervisão de Luciana Rodrigues da Rádio Senado, Isabel Cristina.  

Ao vivo
00:0000:00