Senadores aprovam mês para conscientizar sobre o transtorno Borderline — Rádio Senado
Comissões

Senadores aprovam mês para conscientizar sobre o transtorno Borderline

O Senado Federal aprovou projeto que institui o Mês de Conscientização sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (PL 2480/2021). A condição que afeta dois milhões de pessoas no país. A matéria volta para análise da Câmara dos Deputados para análise final.

06/05/2026, 19h13 - atualizado em 06/05/2026, 20h08
Duração de áudio: 01:56
Zay Nyi Nyi/magnific.com

Transcrição
O Senado Federal aprovou projeto que institui o Mês de Conscientização sobre o Transtorno de Personalidade Borderline. A condição, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Psiquiatria, afeta dois milhões de pessoas no país, altera a forma como elas se sentem em relação a si e aos outros, gerando um padrão de relacionamentos instáveis e intensos. Uma das justificativas para a aprovação do projeto da Câmara dos Deputados é a necessidade de se conscientizar a população visto que o processo de diagnóstico é complexo já que o transtorno, que costuma aparecer no início da vida adulta, geralmente se manifesta acompanhado de outras afecções como, por exemplo, o estresse pós-traumático. A pessoa com a condição também pode apresentar maior probabilidade de depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade ou por uso de substâncias e distúrbios alimentares. A relatora do projeto, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, falou sobre as adversidades para quem lida diariamente com esse agravo psíquico. É uma parcela da nossa população que ainda vive na invisibilidade. O sofrimento aqui é compartilhado e urgente. O paciente enfrenta uma dor emocional alfaaladora. Precisamos tirar esse transtorno das sombras e garantir que o acolhimento na sala de aula ao consultório substitua o isolamento. Tive a oportunidade de mergular em relatos e números que não nos permitem ficar inertes. Estamos falando de brasileiros e brasileiras, muitos deles jovens, que vivem em uma montanha russa emocional constante. Segundo o texto, no mês de maio deverão ser desenvolvidas ações de comunicação e de psicoeducação em todas as mídias, com prioridade para unidades do SUS e  escolas públicas e privadas da educação básica. Com a aprovação de emendas ao projeto, o texto retorna à Câmara dos Deputados. Repórter Douglas Castilho.

Ao vivo
00:0000:00