Produtores rurais relatam prejuízos com quedas de energia no Paraná — Rádio Senado
Audiência Pública

Produtores rurais relatam prejuízos com quedas de energia no Paraná

As falhas no fornecimento de energia elétrica no Paraná foram debatidas na Comissão de Serviços de Infraestrutura no Senado. Produtores rurais relataram prejuízos com quedas e oscilações no serviço. O senador Sergio Moro (PL-PR) afirmou que as reclamações aumentaram nos últimos anos. Representantes do setor dizem que a falta de energia compromete a produção. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que acompanha os casos e pode intensificar a fiscalização.

05/05/2026, 16h34 - atualizado em 05/05/2026, 16h48
Duração de áudio: 02:24
Foto: Sergio Barzaghi/Governo do Estado de SP

Transcrição
As quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica no Paraná foram tema de debate na Comissão de Infraestrutura do Senado. A audiência reuniu representantes do governo, da concessionária Copel, do setor produtivo e da Agência Nacional de Energia Elétrica. O objetivo foi discutir os impactos das falhas no serviço, principalmente no campo. Segundo produtores rurais, a falta de energia tem causado prejuízos milionários e comprometido a produção, como explicou Ágide Meneguette, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Ágide Meneguette - "No meio rural, a energia elétrica é um insumo essencial. No Paraná, que se destaca mundialmente pela produção de proteína animal, a energia elétrica é a matéria-prima para a suinocultura, avicultura, produção de leite e piscicultura. Sem energia elétrica, não há produção agropecuária. Essa é a realidade que estamos vivendo no nosso estado". Durante a audiência, representantes do setor afirmaram que os problemas não são pontuais e fazem parte da rotina de produtores no estado. Relatos incluem morte de animais, perda de alimentos e danos a equipamentos. O presidente da comissão, senador Sergio Moro, do PL do Paraná, afirmou que o volume de reclamações aumentou nos últimos anos. Ele ainda destacou que a situação tem chamado atenção até fora do estado. (sen. Sergio Moro) - "Mas a partir do ano passado e mesmo nesse ano, as reclamações cresceram significativamente. Por uma coincidência, caiu a luz em diversos bairros nesse final de semana. Em Cascavel houve uma reclamação muito incisiva também dos moradores, aqui já não é um problema rural, mas um problema urbano, da demora da reposição, da volta dessa energia".   A Copel apresentou dados de investimentos e afirmou que tem ampliado a estrutura para melhorar o atendimento, inclusive com foco no setor rural. Já a Agência Nacional de Energia Elétrica informou que acompanha o aumento das reclamações e deve intensificar a fiscalização. A audiência também discutiu possíveis mudanças na regulação e nos critérios de avaliação da qualidade do serviço.   Com supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

Ao vivo
00:0000:00