Audiência pública discutirá energia eólica produzida no mar
A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) vai debater em uma audiência pública o potencial da energia eólica offshore, produzida no litoral, principalmente no Nordeste (REQ 1/2026). O autor da sugestão, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), destacou a importância da Lei 15.097, sancionada em janeiro de 2025, que regulamenta o setor. Segundo ele, além da produção, o desafio está na conexão e distribuição da energia. Representantes do governo federal, da Marinha e da Aneel serão convidados para a audiência, que ainda não tem data.

Transcrição
Existem diversas maneiras para se produzir energia elétrica utilizando a força do vento.
No litoral do Nordeste brasileiro é comum se avistar no horizonte enormes estruturas, semelhantes a moinhos, utilizadas com este objetivo.
A energia eólica produzida em alto-mar é conhecida como “Offshore”.
A Comissão de Infraestrutura vai debater o potencial brasileiro nesta área.
O senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, que sugeriu a audiência, ressalta que já há uma legislação para o setor desde o ano passado.
(senador Astronauta Marcos Pontes) "Essa lei 15.097, ela foi sancionada no dia 10 de janeiro de 2025, mais de um ano. O aproveitamento de energia eólica offshore, assim como em outros locais também na terra, extremamente importante para um país que tem essa necessidade de energia. Isso é crescente e vai continuar crescente no Brasil, em outros lugares. O problema não é só a produção, a gente sabe que até sobra energia na no Nordeste, o problema também é a conexão de tudo isso, a distribuição".
Entre os convidados estão representantes da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Energia Elétrica e dos Ministérios de Minas e Energia, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
A audiência pública ainda não tem data. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

