Comitiva de senadores viaja a Washington para tentar adiar sobretaxas
A comitiva de senadores que está nos Estados Unidos para tentar adiar a aplicação da tarifa de 50% aos produtos brasileiros teve uma reunião na embaixada brasileira em Washington, na manhã desta segunda-feira, 28/07; e de tarde, se reuniu com lideranças empresariais na sede da Câmara de Comércio dos Estados Unidos. Na terça, 29/07, a comitiva terá um encontro com parlamentares norte-americanos. Segundo o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), "é hora de distensionar as relações entre os dois países".

Transcrição
A COMITIVA DE SENADORES QUE VIAJOU A WASHINGTON PARA TENTAR ADIAR A APLICAÇÃO DA TARIFA DE 50 % AOS PRODUTOS BRASILEIROS TEVE REUNIÕES NOS ESTADOS UNIDOS NESTA SEGUNDA-FEIRA. O REPÓRTER CESAR MENDES TEM MAIS DETALHES.
Um café da manhã de trabalho na residência da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, deu início na manhã desta segunda-feira, à agenda institucional da comitiva de senadores que viajou a Washington no final de semana para tentar fortalecer o diálogo bilateral diante do anúncio, por parte do governo Trump, da tarifa de 50 % para os produtos brasileiros vendidos nos Estados Unidos, a ser aplicada a partir de 1° de agosto. Participaram do encontro os senadores da delegação brasileira, além de representantes do Itamaraty; e o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador Roberto Azevêdo. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que lidera a missão oficial do Senado aos Estados Unidos, destacou o compromisso do Brasil com a cooperação estratégica entre os dois países.
(senador Nelsinho Trad) "A nossa missão, ela tem um intuito principal, que é distensionar essa relação entre o Brasil e os Estados Unidos, com a nossa contraparte parlamentar. A partir do momento que a gente conquistar isso, eu penso que a missão já vai ter o seu primeiro ponto, no sentido de proporcionar ambiente e caminho para que quem tenha a prerrogativa de negociar, que não somos nós e sim o governo federal, possa assim fazê-lo."
A embaixadora Maria Luiza Viotti explicou aos senadores que as negociações com o governo norte-americano começaram em março deste ano, com a realização de uma videoconferência entre o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer; o que levou à criação de um grupo de trabalho técnico bilateral. Ainda segundo a embaixadora, o Brasil apresentou dados demonstrando que a média das tarifas brasileiras de importação é de apenas 2,7%, ao contrário da justificativa dada pelo presidente Donald Trump para a nova tarifa, de que nosso país adota uma política protecionista no comércio com os Estados Unidos. A embaixadora também informou que já existem várias ações judiciais em andamento nos questionando a legalidade da sobretaxa.
De tarde, os senadores ainda se reuniram com lideranças empresariais na sede da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, em Washington; e na terça-feira, terão um encontro com parlamentares norte-americanos. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

