Autor do quadro Dedo de Prosa sobre acidentes elétricos durante férias escolares, Adriano Faria é finalista do Prêmio Abracopel de Jornalismo
O quadro “Dedo de Prosa”, que integra o programa “Conexão Senado”, está na final do Prêmio de Jornalismo da Abracopel, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. A edição que alertou sobre os riscos elétricos envolvendo crianças e adolescentes está concorrendo na categoria Mídia Eletrônica Digital (Rádio). Apresentada pelo jornalista Adriano Faria, a edição que concorre ao prêmio foi ao ar no dia 24 de janeiro de 2025. Em 2021, o quadro já havia sido premiado nesta mesma categoria.

Transcrição
O DEDO DE PROSA, QUADRO DO PROGRAMA CONEXÃO SENADO, FOI NOVAMENTE INDICADO AO PRÊMIO ABRACOPEL DE JORNALISMO. A REPORTAGEM FINALISTA ALERTA PARA O AUMENTO DE ACIDENTES ELÉTRICOS ENVOLVENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
EM 2021, O QUADRO JÁ HAVIA SIDO PREMIADO NA MESMA PREMIAÇÃO, RECEBENDO MENÇÃO HONROSA POR UMA EDIÇÃO QUE ABORDOU OS RISCOS DE GAMBIARRAS ELÉTRICAS. A REPORTAGEM É DE PAULO BARREIRA.
O quadro Dedo de Prosa, que integra o programa Conexão Senado, da Rádio Senado, foi indicado ao Prêmio Abracopel de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. A premiação reconhece reportagens que contribuem para a segurança elétrica e a prevenção de acidentes no país.
A edição “O perigo dos acidentes elétricos nas férias escolares” concorre na categoria Mídia Eletrônica Digital - Rádio. O episódio alerta para o aumento de ocorrências envolvendo eletricidade durante esse período, especialmente entre crianças e adolescentes, reforçando a necessidade de medidas de proteção e conscientização.
O jornalista da Rádio Senado e apresentador do “Dedo de Prosa”, Adriano Faria, explica como surgiu a ideia da reportagem. Ele destaca que uma das características do quadro é justamente sua informalidade, falando do assunto como se fosse um conversa entre amigos, e nesse caso em específico, alertando os pais sobre os perigos da eletricidade.
(Adriano Faria) "A redação recebeu um comunicado da Abracopel falando sobre acidentes com eletricidade envolvendo crianças. E o que logo chamou a atenção nesse comunicado foi a quantidade de crianças que perdem a vida todos os anos em nosso país por causa desses acidentes com energia elétrica. Então diante disso surgiu a ideia de fazermos um dedo de prosa sobre esse assunto".
Para Adriano, a indicação ao prêmio reforça o compromisso da Rádio Senado com os seus ouvintes na prestação de informações de utilidade pública.
(Adriano Faria) " Uma notícia que recebemos com muita alegria, porque mostra que o trabalho que a Rádio Senado faz, que é um trabalho também de utilidade pública, está sendo reconhecido por uma entidade que preza pela segurança nas instalações elétricas".
O CEO da Abracopel, Edson Martinho, ressaltou a importância da premiação para ampliar o alcance da conscientização sobre os riscos da eletricidade.
(Edson Martinho) "O Prêmio Jornalismo tem uma importância muito grande porque é uma forma que a Abracopel encontrou de trabalhar os conceitos de segurança usando as mídias para poder ampliar nossa abrangência. E nos ajudam a conscientizar toda a população sobre os riscos que a eletricidade oferece".
O “Dedo de Prosa” disputa o prêmio com reportagens produzidas pela Band News do Paraná e pela CBN de Campinas. A cerimônia da premiação será realizada no dia 26 de março, na sede da Fiesp, em São Paulo. Os vencedores de cada categoria receberão um troféu, além de certificado e medalha. Os demais finalistas serão homenageados com uma condecoração especial. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.