Exposição virtual revive 200 anos de história do Senado
A exposição virtual "Palácios da Memória", lançada pela Agência Senado para celebrar os 200 anos da Casa, permite um passeio interativo pelas três sedes históricas do Senado: Palácio Conde dos Arcos, Palácio Monroe e Palácio do Congresso Nacional. Com maquetes 3D e animações lúdicas, a mostra é acessível a qualquer pessoa no site do Senado senado.leg.br/notícias, sendo uma oportunidade de conhecer a história do Senado e sua arquitetura, de forma inovadora e imersiva.
Transcrição
EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DO SENADO FEDERAL, A AGÊNCIA SENADO LANÇOU A EXPOSIÇÃO INTERATIVA "PALÁCIOS DA MEMÓRIA".
A MOSTRA PROPÕE UMA VISITA VIRTUAL ÀS TRÊS SEDES QUE O SENADO TEVE AO LONGO DE SUA HISTÓRIA. REPÓRTER LAÍS NOGUEIRA:
A Agência Senado lançou a exposição virtual interativa "Palácios da Memória" em comemoração aos 200 anos do Senado Federal. Disponível no site senado.leg.br/notícias, a mostra apresenta as três sedes que abrigaram a instituição ao longo de sua história: o Palácio Conde dos Arcos, o Palácio Monroe e o Congresso Nacional.
Segundo Sílvio Burle, coordenador-geral da Agência Senado, a exposição foi desenhada para ser responsiva e lúdica, adaptada a diversos dispositivos e permitindo uma navegação interativa:
[Sílvio Burle] "O leitor, seja pelo scroll do mouse, o botãozinho do mouse, ou deslizando o dedo pela tela do smartphone, ele vai fazendo o videozinho que a gente tem avançar ou retrair. As informações vão aparecendo ali, então tem um jogo também de brincadeira nessa interatividade que torna a exposição bastante lúdica, bastante interessante e bastante legal de se visitar."
Ao combinar tecnologia e história, a exposição permite ao público um passeio virtual pelos edifícios, através de maquetes 3D e animações interativas.
Para a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, a iniciativa oferece aos internautas uma oportunidade única de conhecer melhor a história do Senado:
[Érica Ceolin] "Poder fazer uma exposição no mundo digital é também oferecer uma oportunidade para o cidadão de qualquer lugar do país, de fora do país, entender e ver um pouquinho dessa arquitetura lembrar a história que aconteceu ali. É uma comunicação que, hoje, a gente não pode abrir mão."
Além da versão virtual, uma exposição física também será montada com maquetes e itens históricos dos três palácios. Ela ficará disponível para visitação de 10 de setembro a 10 de dezembro, no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira.