Ensino superior deverá ter atendimento especial para estudantes com transtornos de aprendizagem — Rádio Senado
Educação

Ensino superior deverá ter atendimento especial para estudantes com transtornos de aprendizagem

Estudantes de ensino superior com déficit de atenção ou hiperatividade podem contar com estrutura das universidades e faculdades para a realização dos cursos. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (PL 5185/2019). O relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO), afirmou que esse é um projeto inclusivo e democratiza o acesso ao ensino superior.

04/04/2023, 15h40 - ATUALIZADO EM 04/04/2023, 15h51
Duração de áudio: 01:31
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
UNIVERSIDADES E FACULDADES DEVERÃO TER ATENDIMENTO ESPECIAL PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. Estudantes de ensino superior com déficit de atenção ou hiperatividade devem contar com estrutura das universidades e faculdades para a realização de seus cursos. De autoria do senador José Maranhão, do MDB da Paraíba, o projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O relator, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, citou algumas das adaptações previstas na proposta para esses estudantes. (Confúcio Moura): Disponibilização de aulas complementares ou de reforço, oferecidas em meio que lhes favoreça o aprendizado; flexibilização da forma de apresentação de trabalhos individuais, respeitada a escolha do educando por atividade alternativa à exposição oral; realização de provas e exames em ambiente apropriado e em tempo adequado à condição do educando; Confúcio Moura destacou que as mudanças também devem atingir a orientação dos trabalhos de conclusão dos cursos.   Confúcio Moura - garantia de acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso por professores capacitados para lidar com necessidades específicas do orientando; e sigilo e respeito à condição de pessoa com transtornos específicos de aprendizagem e do desenvolvimento neurológico. Confúcio Moura defendeu a capacitação de profissionais das universidades para esse atendimento. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

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