Ensino superior deverá ter atendimento especial para estudantes com transtornos de aprendizagem
Estudantes de ensino superior com déficit de atenção ou hiperatividade podem contar com estrutura das universidades e faculdades para a realização dos cursos. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (PL 5185/2019). O relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO), afirmou que esse é um projeto inclusivo e democratiza o acesso ao ensino superior.

Transcrição
UNIVERSIDADES E FACULDADES DEVERÃO TER ATENDIMENTO ESPECIAL PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM.
PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Estudantes de ensino superior com déficit de atenção ou hiperatividade devem contar com estrutura das universidades e faculdades para a realização de seus cursos. De autoria do senador José Maranhão, do MDB da Paraíba, o projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O relator, Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, citou algumas das adaptações previstas na proposta para esses estudantes.
(Confúcio Moura): Disponibilização de aulas complementares ou de reforço, oferecidas em meio que lhes favoreça o aprendizado; flexibilização da forma de apresentação de trabalhos individuais, respeitada a escolha do educando por atividade alternativa à exposição oral; realização de provas e exames em ambiente apropriado e em tempo adequado à condição do educando;
Confúcio Moura destacou que as mudanças também devem atingir a orientação dos trabalhos de conclusão dos cursos.
Confúcio Moura - garantia de acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso por professores capacitados para lidar com necessidades específicas do orientando; e sigilo e respeito à condição de pessoa com transtornos específicos de aprendizagem e do desenvolvimento neurológico.
Confúcio Moura defendeu a capacitação de profissionais das universidades para esse atendimento. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.