Comissões debatem violência nas escolas, agricultura orgânica e construção de reservatórios nas margens de rios — Rádio Senado
Agenda das Comissões

Comissões debatem violência nas escolas, agricultura orgânica e construção de reservatórios nas margens de rios

A Comissão de Educação vai debater, na quarta-feira (08/06), o aumento da violência nas escolas no pós-pandemia. A retomada das aulas presenciais veio acompanhada de uma escalada nos casos de agressões graves, com uso de facas e armas de fogo, e os senadores vão discutir medidas para garantir a segurança dos estudantes. No mesmo dia, a Comissão de Meio Ambiente pode votar o marco legal dos bioinsumos, uma alternativa à proposta de flexibilização dos agrotóxicos que incentiva a agricultura orgânica. E na quinta-feira (09/06) a Comissão de Agricultura analisa a liberação de reservatórios nas margens de rios.

06/06/2022, 13h43 - ATUALIZADO EM 06/06/2022, 13h44
Duração de áudio: 01:36
Getty Images/iStockphoto/direitos reservados

Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DEBATER, NA QUARTA-FEIRA, O AUMENTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS NO PÓS-PANDEMIA. JÁ A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE ANALISA O MARCO LEGAL DOS BIOINSUMOS, E A DE AGRICULTURA, A CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIOS NAS MARGENS DE RIOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 2022 marcou a volta das aulas presenciais depois após dois anos de pandemia. Apesar do clima de comemoração e reencontro vivido por muitos alunos, o retorno às escolas veio acompanhado de uma escalada na violência com episódios de agressão, esfaqueamentos e posse de armas de fogo. Somente no DF, o batalhão escolar da PM registrou mais de 100 ocorrências na rede pública neste ano. Os casos expuseram o agravamento da desigualdade e a falta de programas de atenção à saúde mental dos estudantes, como explicou Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, que pediu que a Comissão de Educação debata medidas para garantir a segurança dos estudantes. Principalmente aqui em Brasília, depois da volta às aulas, com uma série - parece que combinada, em muitas escolas - de agressões gravíssimas, com desde uso de arma de fogo, faca, esfaqueamento de aluno. E isso tem acontecido justamente no pós-pandemia, tem-se agravado; em outros estados também. Muitas brigas no pátio das escolas, fora das escolas. Então, é muito importante ouvir especialistas até para orientar os Prefeitos, orientar os Governadores sobre os procedimentos nesse enfrentamento pós-pandemia. A audiência está marcada para quarta-feira. No mesmo dia, a Comissão de Meio Ambiente pode votar o marco legal dos bioinsumos (PL 3668/2021). A proposta é uma alternativa ao projeto que facilita o registro de agrotóxicos e incentiva a agricultura orgânica, o uso do controle biológico de pragas e doenças, além de fertilizantes naturais. E na quinta-feira, a Comissão de Agricultura tem na pauta um projeto que permite a construção de reservatórios em áreas de proteção ambiental (PL 1282/2019). A proposta muda o Código Florestal, que proíbe intervenções nas margens de rios, para liberar a instalação de infraestrutura para irrigação de plantações. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso.

Ao vivo
00:0000:00