Resultado da eleição na Câmara repercute entre senadores
O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2023. O deputado alagoano foi eleito na noite desta segunda-feira em primeiro turno com 302 votos, contra 145 do segundo colocado, Baleia Rossi, do MDB de São Paulo. A eleição de Arthur Lira repercutiu entre os senadores, como informa o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: RESULTADO DA ELEIÇÃO NA CÂMARA REPERCUTE ENTRE SENADORES
LOC: ARTHUR LIRA FOI ELEITO NO PRIMEIRO TURNO COM TREZENTOS E DOIS VOTOS. O REPÓRTER PEDRO PINCER TEM OS DETALHES:
TÉC: O deputado Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas, é o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2023. O deputado alagoano foi eleito na noite desta segunda-feira em primeiro turno com 302 votos, contra 145 do segundo colocado, Baleia Rossi, do MDB de São Paulo. Como ele obteve a maioria absoluta de votos dos presentes, não houve segundo turno. O deputado disse que a política tem uma dívida com o povo, conclamando os partidos a buscar pontos comuns para ajudar os brasileiros a enfrentar a pandemia. O novo presidente da Câmara dos Deputados prometeu ouvir todos os lados e falou sobre as prioridades da sua gestão. (Arthur Lira 19) O Brasil tem muitos problemas urgentes e respostas imediatas a dar. Especialmente garantir o direito à vacinação para todos os brasileiros. Em seguida, estudar como acolher e cuidar daqueles cidadãos que mais precisam. Tudo isso enquanto buscamos as reformas para crescer e criar empregos. E sem abrir mão da estabilidade fiscal.
(Rep) O senador Ciro Nogueira, do Progressistas do Piauí, mesmo partido de Arthur Lira, disse que o resultado da eleição na Câmara pode ajudar na retomada econômica do país, com a geração de empregos
(Ciro Nogueira 21) Acho que agora nós vamos ter um presidente que respeite a vontade da maioria. Acho que são reformas como a reforma tributária e a reforma administrativa, são reformas que vão nos dar condições pra atrair investimentos, trazer mais confiança ao nosso pais.
(Rep) Em seu primeiro ato como presidente da Arthur Lira revogou o bloco partidário de Baleia Rossi. Lira considerou fora do prazo o pedido do PT, do PDT e do PSB para adesão e formalização do bloco. O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, criticou a decisão.
(Randolfe Rodrigues 19) Lamentavelmente o primeiro ato na Câmara dos Deputados foi uma triste retaliação ao bloco parlamentar que se opôs ao presidente. Não é assim que se constrói um Parlamento Livre, não é assim que se constrói a democracia.
(REP) Arthur Lira tem 51 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. Iniciou a vida pública em 1993, quando se elegeu vereador em Maceió. Antes de chegar à Câmara, também foi deputado estadual. É filho do atual prefeito de Barra de São Miguel, em Alagoas, o ex-senador Benedito de Lira. Da Rádio Senado, Pedro Pincer