Quarto volume do Arquivo S é lançado no Senado com exposição sobre os 5 anos da primeira publicação — Rádio Senado
Comunicação

Quarto volume do Arquivo S é lançado no Senado com exposição sobre os 5 anos da primeira publicação

Quarto volume do Arquivo S é lançado no Senado em exposição que comemora os cinco anos da primeira publicação. As obras trazem compilações de reportagens escritas com base em fatos históricos retirados de documentos guardados pelo arquivo do Senado Federal e que remontem a acontecimentos do presente.

06/06/2019, 20h41 - ATUALIZADO EM 06/06/2019, 20h42
Duração de áudio: 01:34
Lançamento do quarto volume da coleção Arquivo S, que reúne as reportagens publicadas em 2018. Entre outras matérias, o livro traz a história do Hino Nacional, o centenário da Revolução Russa e os 40 anos da lei que instituiu o divórcio no país, sempre do ponto de vista dos senadores. 

O Arquivo S – uma parceria entre a Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGidoc) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) – é publicado na primeira segunda-feira de cada mês. As reportagens são baseadas em documentos históricos, a partir de pesquisas feitas pelo Serviço de Arquivo Histórico (Seahis), e mostram como os senadores discutiram os grandes temas da história do país. Respondem pelo projeto a Coordenação de Arquivos (Coarq) e a Secretaria Agência e Jornal do Senado (Sajs). 

O lançamento coincide com a abertura da exposição comemorativa dos cinco anos da seção Arquivo S do Portal Senado Notícias e do Jornal do Senado. Além de documentos históricos e exemplares do jornal com as reportagens expostos em quatro vitrines, uma linha do tempo indicará o período da história do Brasil a que cada matéria se refere. 

Participam: 
chefe do Serviço de Arquivo Histórico do Senado Federal (Seahis), Rosa Maria Vasconcelos; 
diretora da Secretaria de Comunicação do Senado Federal (Secom), Angela Brandão; 
1º suplente do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Alberto da Silva David; 
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); 
diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Ao vivo
00:0000:00