Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado — Rádio Senado
56ª Legislatura

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

Após derrotar cinco senadores, o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que usará o diálogo para pacificar a Casa. Ele se comprometeu com um Senado independente. Já o senador Humberto Costa (PT-PE) avalia que a eleição deixou sequelas que precisarão ser superadas. Em seu primeiro mandato, o senador Carlos Viana (PSD-MG) declarou que a vitória de Alcolumbre atende a um clamor das ruas por mudanças na política.

 

02/02/2019, 21h30 - ATUALIZADO EM 02/02/2019, 21h30
Duração de áudio: 02:51
Plenário do Senado durante segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para 56ª Legislatura.


Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADOR DAVI ALCOLUMBRE DO DEMOCRATAS DO AMAPÁ É O NOVO PRESIDENTE DO SENADO. LOC: AO DERROTAR CINCO CANDIDATOS, ELE DEFENDE A PACIFICAÇÃO DA CASA E DIZ QUE CONSTRUIRÁ UMA PAUTA OUVINDO OS LÍDERES PARTIDÁRIOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) O senador Davi Alcolumbre do Democratas do Amapá venceu no primeiro turno com 42 votos. Ele derrotou Esperidião Amim do PP de Santa Catarina, que teve 13 votos; Angelo Coronel do PSD da Bahia, que obteve oito votos; Reguffe do Distrito Federal, que contou com seis votos; Renan Calheiros do MDB de Alagoas, que contabilizou cinco votos e Fernando Collor do PROS de Alagoas que somou 3 votos. Quatro parlamentares se ausentaram da votação: Renan Calheiros, Eduardo Braga do MDB do Amazonas; Jader Barbalho do MDB do Pará e Maria do Carmo Alves do Democratas de Sergipe. Ao assumir a cadeira de presidente do Senado, Davi Alcolumbre rendeu homenagens aos três senadores que desistiram da candidatura: Alvaro Dias do Podemos do Paraná, Major Olimpio do PSL de São Paulo e Simone Tebet do MDB de Mato Grosso do Sul e acenou para Renan Calheiros. Apesar de a eleição ter sido marcada por uma disputa acirrada, o novo presidente do Senado defendeu a pacificação da Casa para discutir e votar as propostas de interesse do País. (Davi) Vou tentar isso insistentemente para que as conversações e o diálogo sejam o pano de fundo da minha administração. É uma vitória do Senado. É uma vitória do Brasil. O Senado Federal é um Poder independente, tem que ser harmônico entre outros Poderes, mas tem que ser respeitado. REP: Mas para o senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, a eleição de Davi Alcolumbre não pacificará automaticamente o Senado. (Humberto Costa) Não sei se segue pacificado porque foi um processo muito tumultuado. Mas o que fazer? O Senado não aguentaria mais qualquer outro tipo de questionamento. Melhor que nós viremos a página e prossigamos. Esperamos que o presidente seja capaz de ser um árbitro e um defensor do Poder Legislativo. (Repórter) Em seu primeiro mandato, o senador Carlos Viana do PSD de Minas Gerais afirmou que a eleição de Davi Alcolumbre atende ao desejo de mudança da população já registrado em outubro. (Carlos Viana) O número que elegeu Davi Alcolumbre, 42, representa muito bem à vontade da maioria de mudar. Nós somos 46 novos senadores e viemos para cá com o desejo da população de que o Senado recupere o prestígio, mas, principalmente, a confiança que foi perdida nos últimos anos. (Repórter) Além do presidente do Senado, os senadores terão que eleger dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A eleição está marcada para quarta-feira.

Ao vivo
00:0000:00