Comissões aprovam emendas ao Orçamento para o ano de 2019
As Comissões Temáticas Permanentes do Senado Sederal aprovaram as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária anual de 2019, que estima a receita e fixa a despesa da união para o exercício financeiro para o ano que vem. Já aprovaram suas emendas sete comissões permanentes. Entre elas, a de Assuntos Econômicos, de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Comissão de Assuntos Sociais, e a de Educação, Cultura e Esporte. Além da de Desenvolvimento Humano e Legislação Participativa. Também a Comissão Senado do Futuro, a de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira.
Transcrição
LOC:. COMISSÕES TEMÁTICAS PERMANENTES DO SENADO FEDERAL APROVARAM AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2019.
LOC:. JÁ APROVARAM SUAS EMENDAS SETE COMISSÕES PERMANENTES. ENTRE ELAS, A DE ASSUNTOS SOCIAIS E A DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA.
TÉC: A Comissão de Assuntos Sociais aprovou quatro emendas, entre elas, uma para Estruturação da Rede de Atenção Básica de Saúde. Sobre o assunto, o senador Roberto Muniz, do PP da Bahia, defendeu o investimento em saneamento básico para a melhoria da saúde pública.
(Roberto Muniz) Já que nós temos um déficit muito grande no saneamento, hoje há um debate sobre a necessidade de investimento em saneamento, para que melhorem as condições de saúde no País.
(Repórter) Outra comissão que aprovou emendas foi a de Educação, Cultura e Esporte. Entre as aprovadas, a de implantação, instalação e modernização de espaços e equipamentos culturais, estimada no valor de trezentos milhões de reais. O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, que é relator do parecer das emendas, defende a proposta.
(Wellington Fagundes) Só para se ter uma ideia, no meu Estado, hoje infelizmente todos os museus do Estado estão com as portas fechadas. Isso é um desestímulo à nossa produção cultural e aos nossos artistas. Por isso, a nossa preocupação de estarmos aqui também alocando esses recursos da educação também para a cultura e o esporte, o que é fundamental para o desenvolvimento do ser humano de um modo geral.
(Repórter) Outras cinco comissões também apresentaram suas propostas de emendas para o Orçamento de 2019: a de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a de Assuntos Econômicos, a de Direitos Humanos e Legislação Participativa, também a Comissão Senado do Futuro e a de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Após aprovadas pelas respectivas comissões, as propostas serão encaminhadas para a Comissão Mista de Orçamento. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.