CRE aprova nomes de embaixadores para o Japão e Equador — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova nomes de embaixadores para o Japão e Equador

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou as indicações de Eduardo Paes Saboia e de João Almino de Souza Filho, para exercerem os cargos de embaixadores no Japão e no Equador, respectivamente. Respondendo ao senador Cristovam Buarque (PPS-DF), Eduardo Saboia disse que os altos indicadores econômicos e sociais do Japão podem servir de exemplo para políticas no Brasil. E João Almino de Souza Filho aposta na renovação construtiva das relações Brasil-Equador e na integração da América do Sul. As indicações agora, serão examinadas no Plenário. A reportagem é de Iara Farias Borges.

06/06/2018, 13h40 - ATUALIZADO EM 06/06/2018, 13h40
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Japão e Equador.

Mesa:
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Japão, Eduardo Paes de Saboia;
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL);
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Equador, João Almino de Souza Filho.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU DOIS NOMES PARA CHEFIAREM REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS BRASILEIRAS: EDUARDO PAES SABOIA PARA A EMBAIXADA DO JAPÃO E JOÃO ALMINO DE SOUZA FILHO PARA A DO EQUADOR. LOC: AS INDICAÇÕES, AGORA, SEGUEM PARA O EXAME DO PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Eduardo Paes Saboia, indicado para exercer o cargo de embaixador no Japão, observou que as relações do Brasil com esse país remontam a mais de um século e é o quinto destino das exportações brasileiras, especialmente de minérios de ferro, carnes, soja, café. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, citou o alto desempenho japonês na área da Educação e pediu atenção aos filhos de brasileiros que lá vivem e não se integram. (Cristovam Buarque) “A situação deles é trágica. Eles não conseguem ser japoneses, nem conseguem mais ser brasileiros. Não conseguem entrar na escola como japonês, não se integram no país. Mas, ao mesmo tempo, não dá para dizer que eles estão com a cabeça no Brasil”. (Repórter) Para Eduardo Saboia, os altos indicadores econômicos e sociais japoneses podem inspirar o Brasil. (Eduardo Saboia) “O que nós podemos fazer é ajudar que os bons exemplos japoneses sirvam para a formulação de políticas no Brasil. Espero eu poder me debruçar muito sobre o tema dos brasileiros, na integração dos estudantes. É uma questão que pode ser resolvida, é um problema que tem solução”. (Repórter) E João Almino de Souza Filho, indicado para o cargo de embaixador no Equador, disse que o momento é de renovação das relações e a integração da América do Sul. O turismo e o comércio, em sua avaliação, podem servir para esse objetivo. (João Almino) “No momento, as relações com o Equador passam por uma fase que tem sido definida como de renovação construtiva. A integração física da América do Sul é um objetivo perseguido pelo Brasil, pelo menos, desde o ano 2000. E creio que esse também é um parâmetro geral para o nosso trabalho”. (Repórter) A Constituição Federal atribui competência privativa ao Senado Federal examinar e votar indicações da Presidência da República para a chefia de missão diplomática. Mensagens 32 e 33/2018

Ao vivo
00:0000:00