CDR debate impactos do corte de verbas para trens urbanos — Rádio Senado
Audiência pública

CDR debate impactos do corte de verbas para trens urbanos

Os cortes orçamentários do governo ameaçam o funcionamento de metrôs e VLTs em várias regiões metropolitanas do país. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, CBTU, foi uma das empresas mais afetadas pela redução dos gastos.  Em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional nesta quarta-feira (4), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) pediu a recomposição orçamentária para que a estatal não precise paralisar as atividades, prejudicando milhares de trabalhadores mais necessitados e seus familiares. 

04/04/2018, 18h26 - ATUALIZADO EM 04/04/2018, 19h27
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência sobre a redução orçamentária para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Mesa:
gerente técnico de orçamento e gestão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Teresa Cristina Alves Freire;
diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, José Marques de Lima;
presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
professor representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rômulo Dante Orrico Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: AMEAÇA DE PARALISAÇÃO DE TRENS URBANOS E VLTS COLOCARIA EM RISCO O SUSTENTO DE MILHARES DE TRABALHADORES QUE VIVEM EM REGIÕES METROPOLITANAS DO PAÍS. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Os continuados cortes orçamentários do governo federal atingiram diversas áreas da economia. No setor de transportes não foi diferente. Uma das empresas estatais mais atingidas foi a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU. Ela opera os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. Durante a audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, protestou contra o corte de quase 50% da verba prevista para o sistema de transporte, afetando metrôs e veículos leves sobre trilhos, os VLTs. A senadora pediu a recomposição orçamentária para que a CBTU não precise paralisar as atividades, prejudicando milhares de trabalhadores mais necessitados e seus familiares. (Fátima Bezerra) (...) Se não for revisto esse orçamento, essa população vai ficar simplesmente totalmente desamparada. (Repórter) José Marques de Lima, Diretor da CBTU, explicou que o trem urbano e o VLT são as únicas opções para uma grande quantidade de pequenos vendedores que moram na periferia das capitais atendidas pela empresa. Eles não têm recursos financeiros suficientes para o transporte rodoviário, seja ônibus ou lotação, entre suas moradias e os locais de trabalho. (José Marques de Lima) (...) A grande maioria desses usuários, se não tiverem o trem para chegar até o centro para vender os seus produtos, para trabalhar... se não existir o trem eles não voltam. (Repórter). A comissão também aprovou requerimentos para outras duas audiências públicas. Uma sobre a isenção de taxas para rádios comunitárias e outra sobre a cultura do forró como patrimônio imaterial da humanidade. RDR 12/2018, RDR 15/2018

Ao vivo
00:0000:00