CCT aprova relatório que defende implantação de internet banda larga e da transmissão 5G — Rádio Senado
Ciência e Tecnologia

CCT aprova relatório que defende implantação de internet banda larga e da transmissão 5G

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta terça-feira (12), o relatório sobre a política de banda larga no país. O tema foi analisado este ano pela comissão. O relator, senador Jorge Viana (PT-AC), defendeu a implantação maciça da Internet Banda Larga e da transmissão 5G em todo o país. Segundo ele, há enorme quantidade de pessoas sem internet hoje e isso pode levar o Brasil a ficar para trás em relação à economia mundial. O presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA), lamentou a falta de interesse do governo em investir na área.

12/12/2017, 18h13 - ATUALIZADO EM 13/12/2017, 10h19
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Ciência,Tecnologia, Inovação; Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião para apreciação do relatório de avaliação da Política Nacional de Banda Larga.

Presidente da CCT,  senador Otto Alencar (PSD-BA) à mesa.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU O RELATÓRIO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE BANDA LARGA DE INTERNET EM TODO PAÍS. LOC: SEGUNDO O RELATOR, SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, A FALTA DE INVESTIMENTO NO SETOR SERÁ UM OBSTÁCULO PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. (Repórter) Após quatro audiências públicas ouvindo diversos especialistas, a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou o relatório elaborado pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, defendendo a implantação maciça da Internet Banda Larga e da transmissão 5G em todo o país. Segundo Viana, há enorme quantidade de pessoas sem internet hoje e isso pode levar o Brasil a ficar para trás em relação à economia mundial. (Jorge Viana) Apesar dos esforços, 36.7 milhões de domicílios brasileiros ainda não têm acesso à internet. Daqui a sete anos, as novas tecnologias impactarão a economia global em até 11% do Produto Interno Bruto do Mundo. Portanto, esse debate deve ser promovido com foco em três aspectos centrais: a massificação efetiva do acesso à internet, a qualidade dos serviços e o preço justo para o consumidor. (Repórter) Os especialistas ouvidos pela Comissão lembraram que a chamada ‘internet das coisas’, que incorpora a transmissão de dados em eletrodomésticos e equipamentos de uso comum, vai representar ganhos de bilhões em setores como a indústria, agricultura, saúde e transportes. Mas os altos impostos e os cortes no orçamento de 2018 podem paralisar projetos nessas áreas. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, disse que é preciso mudar esse quadro. (Otto Alencar,) Os pontos cruciais em que vive o Brasil hoje, com a falta de interesse do governo em investir nessa área, que é uma área fundamental. Então nós estamos num momento muito difícil. Conversamos com o ministro Kassab, com o presidente da Comissão Mista de orçamente, o senador Dário Berger, o relator deputado Cacá Leão, mostrando a gravidade do problema para o próximo ano. Há um déficit em torno de bilhões e 600 milhões que deverão faltar para o próximo ano. (Repórter) Em 2014, 45% dos domicílios brasileiros não tinham acesso à internet rápida, com transmissão de pelo menos 10 megabytes por segundo. O sistema 5G oferecerá velocidade dez vezes maior. PLC 79/2016 PLS 174/2016 PLS 110/2017

Ao vivo
00:0000:00