Indicado para a Ancine é aprovado por unanimidade na Comissão de Educação — Rádio Senado
Comissões

Indicado para a Ancine é aprovado por unanimidade na Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (10), a indicação de Christian de Castro Oliveira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Cinema. Durante a sabatina, os senadores destacaram a importância econômica e cultural da indústria audiovisual e defenderam uma maior produção de filmes e séries fora do eixo Rio-São Paulo.

10/10/2017, 13h32 - ATUALIZADO EM 10/10/2017, 14h02
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza sabatina de Christian Oliveira, indicado para diretor da Ancine. Na sequência (10h30), audiência interativa para debater dificuldades no funcionamento dos Institutos Federais de Educação – IFs.



Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU POR UNANIMIDADE, NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, A INDICAÇÃO DE CHRISTIAN DE CASTRO OLIVEIRA PARA O CARGO DE DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA. LOC: DURANTE A SABATINA, OS SENADORES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E CULTURAL DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL E DEFENDERAM UMA MAIOR PRODUÇÃO DE FILMES E SÉRIES FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: Os senadores elogiaram a indicação de Christian de Castro Oliveira para diretor da Agência Nacional de Cinema e destacaram sua trajetória acadêmica e profissional. Engenheiro de formação, Christian atua há dezoito anos na indústria audiovisual e trabalha como consultor especializado em economia criativa e diretor executivo da Luz Mágica produções. Durante a sabatina, o indicado defendeu menos burocracia e a regionalização dos investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual, além da prorrogação dos incentivos fiscais usados para a modernização e a abertura de novas salas de cinema. A Medida Provisória do Recine, em análise no Congresso, estabelece o benefício até o final deste ano. Christian reconheceu avanços nos últimos anos no setor e destacou o crescimento do mercado audiovisual no Brasil. (Christian de Castro) “O cenário não poderia ser melhor neste momento. Apesar da crise, recessão econômica, o audiovisual brasileiro mantém um crescimento anual consistente de nove por cento ao ano impulsionado pelo aumento de obras seriadas e não seriadas de TV, pelo aumento da presença brasileira nas telas, é indiscutível sua importância estratégica para o desenvolvimento do país.” (Repórter) Os senadores destacaram a importância econômica e cultural da indústria cinematográfica. O relator, senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, cobrou uma maior produção e distribuição de filmes e séries fora do eixo Rio-São Paulo. (Roberto) “Haja vista que não somente Maranhão, mas toda a região norte e nordeste é celeiro de talentos artísticos, de histórias incríveis, com cenários de tirar o fôlego e com enorme potencial de crescimento no mercado audiovisual’ (Rep) O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito federal, fez um apelo para que a Ancine ajude a tirar do papel a lei sancionada em 2014 que obriga a exibição de filmes brasileiros nas escolas. A indicação de Christian de Castro Oliveira para a diretoria da Ancine vai agora ser analisada pelo plenário do Senado.

Ao vivo
00:0000:00