11 de Outubro é o Dia Mundial de Combate à Obesidade
Transcrição
LOC: ESTA TERÇA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO, É O DIA MUNDIAL DE COMBATE À OBESIDADE, UMA DOENÇA QUE ATINGE QUASE METADE DOS BRASILEIROS ADULTOS, SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE.
LOC: O SENADOR EDUARDO AMORIM, DO PSC DE SERGIPE, QUE É MÉDICO, DEFENDE AÇÕES PARA DETER OS MAUS HÁBITOS QUE CRIARAM ESSA EPIDEMIA MODERNA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
(Repórter): Desde 2008 o Brasil incorporou o dia 11 de outubro como o Dia de Combate à Obesidade. A data havia sido estabelecida em 1998 pela Federação Latino Americana de Obesidade e foi gradativamente adotada por vários países para marcar iniciativas de combate a epidemia dos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Autor de um projeto que proíbe a venda de alimentos junto com brindes, o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que é médico, defende mais campanhas nos meios de comunicação para educar principalmente os jovens a se alimentarem melhor e a praticarem esportes, combatendo o sedentarismo:
(AMORIM): Isso é ensinado em todas as escolas de medicina. O que mais mata, a principal causa de mortes no nosso país são as doenças cardiovasculares, sobretudo àquelas ligadas ao sedentarismo e à alimentação incorreta. Campanhas como essa, como foi feita não só com o cigarro, mas também com a AIDS, eu acho que é salutar e com certeza iria ajudar muito e nos tornaria também um bom exemplo. Primeiro pra nós mesmos, brasileiros. E segundo, pra o mundo.
(Repórter): No final da década de 80, a propaganda do cigarro foi proibida, em meio a uma forte discussão de que iria resultar em demissões nas fábricas e nas plantações. Hoje, o Brasil tem uma queda anual do número de novos de fumantes e tem conseguido reduzir os casos de câncer associados. Eduardo Amorim destaca que devem ser incentivados os projetos que defendam os bons hábitos, como a prática de atividades físicas e a alimentação saudável, como forma de deter o crescimento da obesidade:
(AMORIM): Alguns projetos incentivam a atividade física na escola, devolvendo a atividade física como uma atividade curricular. E outro projeto que inibe ou proíbe que alimentos sejam comercializados com atrativos, sobretudo a distribuição de brindes, de brinquedos, que a gente vê muitas redes fazendo isso.
(Repórter): Enfarte, AVC e diabetes estão entre as principais causas de mortes diretamente ligadas à obesidade segundo o Ministério da Saúde. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.
PLS 144/2012