Conselho de Comunicação debate o papel da EBC na comunicação pública do país
Transcrição
LOC: O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO REALIZOU NESTA SEGUNDA-FEIRA UM SEMINÁRIO PARA DISCUTIR O PAPEL DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO, A EBC, NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA DO PAÍS.
LOC: A REUNIÃO FOI DEFINIDA APÓS O GOVERNO INTERINO COGITAR EXTINGUIR A EMPRESA. A REPORTAGEM É DE REBECA LIGABUE (LIGABÍ).
(Repórter) Criada em 2007, a EBC é uma empresa pública que tem o papel de gerir as emissoras de rádio e televisão do Governo Federal. Entre elas, está a TV Brasil, que chega a 3.100 municípios brasileiros, a Agência Brasil e as rádios MEC e Nacional. Durante o encontro, a vice-presidente do Conselho Curador da EBC, Evelin Maciel, destacou que a lei que cria a EBC não está totalmente implementada e que a empresa precisa de mais autonomia.
(Evelin Maciel) O sistema público de radiodifusão, ele é uma obrigação constitucional, e nós defendemos o cumprimento integral da lei, em especial em relação a questão da contribuição, que daria essa autonomia financeira para a empresa e, consequentemente, autonomia editorial.
(Repórter) Evelin Maciel também comentou que a vinculação da empresa à Secretaria de Comunicação da Presidência da República precisa ser aprimorada. Segunda ela, a proximidade da relação com o Planalto, dificulta estabelecer limites entre a comunicação governamental e a pública. Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eugênio Bucci ressaltou a importância da comunicação pública para a democracia e comparou o modelo do Brasil com o de outros países.
(Eugênio Bucci) Existem, sim, as emissoras públicas, mas o governo fica longe delas, e esse é um problema que nós precisamos enfrentar quando falamos sobre a EBC. Acabar com a EBC, fechar a EBC, transformar a EBC em uma agência governamental e ponto, com forte redução de estrutura e de custos, não será uma solução.
(Repórter) Na reunião, também foi lembrado que a EBC está em processo de renovação de cinco novos conselheiros para o conselho curador. Será escolhida uma pessoa ligada a temas da infância e da adolescência; uma ligada à cultura e universo artístico; uma ligada ao movimento LGBT; uma ligada ao campo empresarial; e uma ligada a questões ambientais ou do campo.
LOC: ENTRE AS CINCO VAGAS, SERÁ GARANTIDA A PRESENÇA DE, PELO MENOS, QUATRO MULHERES, TRÊS NEGROS OU INDÍGENAS E UM JOVEM ENTRE 15 E 29 ANOS. ALÉM DISSO, CADA VAGA SERÁ DESTINADA A UMA REGIÃO DO PAÍS. OS NOMES PARA A RENOVAÇÃO PODEM SER INDICADOS POR PESSOAS JURÍDICAS QUE SE ENCAIXAM NA DESCRIÇÃO PREVISTA NO EDITAL ATÉ 20 DE AGOSTO.